Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Após pressão, Dilma decide manter Haddad na Educação


Após pressão do presidente Lula pela manutenção de Fernando Haddad no Ministério da Educação, a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), informou a auxiliares, na noite de ontem, que decidiu fazer o convite para sua permanência no cargo.

A decisão decorre de uma espécie de campanha aberta por parte de Lula, que dedicou todo o dia de ontem para promover Haddad, cuja imagem foi arranhada pelas falhas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A escolha, no entanto, contraria parte do PT, que resistia à ideia por considerar que Haddad não tem relação política com a bancada.

Lula começou o dia ao lado do ministro em um evento para inaugurar 25 campi (todos eles em funcionamento) e 30 escolas de ensino profissional (18 delas já abertas e as demais com obras concluídas para início das aulas no primeiro semestre de 2011).

"É dia de agradecimento. Só conseguimos fazer o que nós fizemos porque o companheiro Fernando Haddad conseguiu montar uma equipe competente", disse Lula.

Apesar das indiretas, Lula repetiu a frase de que Dilma tem que montar uma equipe com a sua cara. "Se você monta o time e não controla os jogadores, os jogadores derrubam o técnico."

Lula criticou os antecessores dizendo que não investiam em educação e, com isso, criaram um exército de jovens sem oportunidades.

No auge da recente crise do Enem --que nesta edição apresentou até falhas de impressão nas provas--, diversos reitores de universidades federais assinaram manifesto em apoio ao ministro.

Haddad retribuiu os elogios de Lula e disse que o presidente deixará saudades.

À tarde, Lula e Haddad entregaram prêmios aos gestores da merenda escolar --entre eles, o filho do deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua (PA)-- e a estudantes que venceram a Olimpíada da Língua Portuguesa.

Depois, os dois discutiram os detalhes para o lançamento do Plano Nacional da Educação.

Hoje 30/11 é O Dia do Estatuto da Terra


Logo após assumir o poder, os militares incluíram a reforma agrária entre suas prioridades. Um grupo de trabalho foi imediatamente designado,sob a coordenação do Ministro do Planejamento, para a elaboração de um projeto-de-lei de reforma agrária. O grupo trabalhou rápido e, no dia 30 de novembro de 1964, o Presidente da República, após aprovação pelo Congresso Nacional, sancionou a Lei nº 4.504, que tratava do Estatuto da Terra. O texto constituiu-se na primeira proposta articulada de reforma agrária, feita por um governo, na história do Brasil.

Fonte: Geosites

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Aluno atrasado na escola tem mais chance de evadir, diz pesquisa

Estudar com mais idade que a esperada para a série escolar, devido à repetência ou abandono, aumenta as chances do aluno de São Paulo não se matricular no ensino médio. O quadro é mais crítico para os estudantes com notas baixas em avaliações oficiais do ensino fundamental, aponta um estudo do Instituto Unibanco, apresentado nessa quinta-feira (25/11), na capital paulista.Estar um ano atrasado no ensino fundamental diminui em 20% a chance de se matricular no ensino médio para os alunos com baixo desempenho no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) - que avalia o rendimento dos alunos do ensino fundamental. Para os atrasados com notas altas a probabilidade diminui 7%, segundo a pesquisa.Para os alunos com mais de um ano de atraso, independente das notas nas avaliações oficiais, a probabilidade de ingresso no ensino médio reduz de 20% a 35%, aponta o estudo, intitulado “Relação entre Abandono Escolar no Ensino Médio e Desempenho Escolar no Ensino Fundamental Brasileiro”. A lógica se mantém para a permanência no ensino médio, segunda a pesquisa.“Esses alunos estão em uma fase da vida em que não há forte preocupação com o futuro, principalmente quando há problemas para serem solucionados no presente, como falta de renda”, observou o coordenador da pesquisa, Amaury Patrick Gremaud. “Ele não se enturma com os colegas por ser mais velho e é caracterizado por já ter tido dificuldades no ensino fundamental”.O diagnóstico da pesquisa foi observado na prática pela estudante do 1º ano do ensino médio Katarina Fernanda, de 16 anos, que sempre viu alunos abandonarem os estudos no colégio público em que estuda, em São José dos Campos (SP). “Muitos colegas pararam, pelos mais variados motivos, mas principalmente por problemas pessoais. Alguns voltaram e depois saíram de novo”. Ele destaca que a evasão reduziu depois que a escola iniciou um projeto social para combater o problema. “Eu mesma não via muito sentido e não entendia porque estudar aquelas coisas”. Apesar disso, ela destaca que quando se fala em aprender o conteúdo, a classe ainda fica bem dividida. “Muitos alunos têm dificuldade de aprender o que é ensinado”.“Combater a repetência iniciando projetos para evitar que ela aconteça é muito importante, porém é necessário garantir que os alunos aprendam”, observou o coordenador da pesquisa, durante o lançamento.
Metodologia
A pesquisa analisou dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2007 e a situação de matrículas em 2008 e 2009. A pesquisa fica restrita a São Paulo por ser o único estado em que as notas das avaliações oficiais são cruzadas com outros dados dos alunos individualmente.
Rendimento
Assim como a idade, o mau rendimento nas avaliações oficiais do ensino fundamental diminui as chances dos alunos se matricularem ou permanecerem no ensino médio. Os estudantes com as piores notas têm 70% de chance de se matricularem nessa etapa do ensino, enquanto entre os com as maiores notas a probabilidade é de 97%, destaca a pesquisa.
Negros
Os alunos negros são os que têm mais chance de concluir o ensino médio, segundo dados analisados pela pesquisa. A probabilidade chega a ser 1,5% maior que os brancos. “Isso contraria o consenso habitual. Avalio que seja devido a um estimulo pela necessidade. Muitos têm uma ideologia maior que de outros grupos sociais e querem fazer a diferença”, observou Gremaud.Além dos negros, as meninas cuja mãe tem ensino superior e que possuem computador em casa têm mais chance de concluir o ensino médio. A diferença entre os sexos só é observada na permanência, não na matrícula. Os alunos da zona rural têm maiores chances de evadir
Fonte: UOL Educação

Ao menos 30 sabiam tema de redação do Enem, diz professor

O professor Marcos Freire, do curso pré-vestibular Geo, de Petrolina (PE), disse que ao menos 30 alunos ouviram falar sobre o tema da redação antes do Enem. Alguns, inclusive, pesquisaram sobre o assunto na internet, afirmou.
Freire, que denunciou à imprensa o vazamento, defende que a investigação continue. 'O MEC [Ministério da Educação] deve averiguar até onde foi o vazamento, quantos realmente se beneficiaram e pensar no que fazer, já que o Enem está em descrédito na região', disse nesta quinta-feira (25) à Folha o professor.
O MEC informou que agiu de acordo com a investigação da PF em Juazeiro (BA) e, por isso, não pode comentar as declarações de Freire.
Apuração da Polícia Federal concluída na terça-feira apontou que Eduardo Ferreira Affonso Júnior, 21, foi informado sobre parte do tema da redação por seu pai e sua mãe, professora que trabalhou como aplicadora da prova em Remanso (BA).
Affonso Júnior falou sobre o assunto a três docentes do Geo, inclusive Freire, quase duas horas antes da prova.
O casal Marenilde e Eduardo Affonso, pais do aluno, foram indiciados pela PF sob suspeita de vazarem a prova. Por telefone, o pai disse à Folha que não daria entrevista porque sua vida 'já foi muito prejudicada pelo caso'.
Fonte: Folha.com

SINTE disponibiliza proposta de revisão do Plano de Carreira do Magistério

O SINTE disponibiliza a proposta da Comissão de Revisão do Plano de Carreira. O documento traz as modificações propostas em vermelho. As alterações ainda terão que ser negociadas com o governo e a assembleia legislativa. A Direção do SINTE, convoca a categoria a se mobilizar para lutar pelas modificações propostas pelos trabalhadores. Para ter acesso ao documento clic no link a seguir:
Fonte: SINTE/RN

Hoje 26/11 é o Dia do Ministério Público

A origem da Instituição Ministério Público não é facilmente situada na História, não sendo possível precisar ou afirmar com certeza a data e o local nos quais se tenha originado. O primeiro local no qual se tem registro do surgimento de um órgão com as características semelhantes ao atual Ministério Público foi a França, sendo que, após a Revolução Francesa, foi adotado por toda a Europa e pelas Américas, tornando-se hoje uma instituição mundial. Foi na persecução criminal que as atividades do Ministério Público se firmaram perante a sociedade, ganhando projeção e destaque.
Fonte: www.prr1.mpf.gov.br/prr/historia.htm

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Hoje é o Dia Internacional da Exploração Contra a Mulher

A igualdade é o alicerce de toda sociedade democrática comprometida com a justiça e os direitos humanos. Em praticamente todas as sociedades e em todas as esferas de atividade, a mulher está sujeita a desigualdades por lei e de fato. Esta situação é causada e agravada pela existência de discriminação na família, na comunidade e no local de trabalho. A discriminação contra a mulher se perpetua mediante a sobrevivência de estereótipos (do homem assim como da mulher), de culturas tradicionais e crenças prejudiciais às mulheres. Poucos países tratam suas mulheres tão bem quanto tratam seus homens.
Fonte: www.icrc.org/icrcspa.nsf

Governo Publica enquadramento dos foncionários do Estado

PORTARIA Nº 096, de 3 de novembro de 2010.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS, no uso das atribuições que lhe são conferidas, e a vista do que dispõe os artigos 1º, 6º, 9º e seguintes da Lei Complementar nº 432, de 1 de julho de 2010.

R E S O L V E:

Art. 1º. Enquadrar no Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações instituído pela Lei Complementar nº. 432, de 1 de julho de 2010, os servidores relacionados no Anexo Único a presente Portaria, na condição de titulares dos cargos correspondentes aos respectivos nomes e matrículas.

Art. 2º. As despesas decorrentes da execução do presente ato correrão à conta de dotação específica no Orçamento Geral do Estado, nos termos da Lei Complementar nº. 432, de 1 de julho de 2010.

Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE.

Paulo César Medeiros
SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS

Para ver o ANEXO ÚNICO À PORTARIA Nº 096, DE 3 DE NOVEMBRO DE 2010. com a relação dos funcionários, clic no link a seguir:
http://200.217.213.202/dei/dorn/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20101120&id_doc=321451

Fonte: Diário Oficial do RN

Governador promete reunir esforços para pagar Plano de Carreira

Em audiência com o governo a direção do SINTE foi informada de que, uma vez publicado o enquadramento, o Estado está obrigado a pagar os efeitos financeiros do PCCR.
A medida é válida a partir deste mês de novembro. Como a publicação foi feita, resta agora pressionar para que o pagamento seja feito. A primeira parcela a ser paga faz referência a 30% do valor total.
O governador Iberê Ferreira informou a direção do SINTE/RN que fará o possÍível para realizar o pagamento, ainda no seu mandato.
Fonte: SINTE/RN

Eleições Diretas das Escolas Estaduais

Durante todo o dia de ontem (24/10) aconteceram as eleições diretas para escolha de diretores nas escolas da rede estadual. A Cooredenação do SINTE (Regional de Caicó) deseja sucesso no processo eleitoral das Escolas da nossa regional, que é um espaço importante de decisões democráticas para a educação pública.
Em assembléia realizada na manhã de ontem (24/11), no salão da prevocacional, a categoria dos trabalhadores em educação da regional de Caicó, elegeu os delegados que irão representar nossa categoria no 31º congresso da CNTE em janeiro do próximo ano, em Brasília.
Os eleitos foram: Vanilson(Jucurutu), Roberto Sérgio, Moésio, Maria Rosa e Inavete (suplente).

terça-feira, 23 de novembro de 2010

ASSEMBLEIA GERAL

REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DE ENSINO
DATA: 24 DE NOVEMBRO
LOCAL: SALÃO DA PREVOCACIONAL
HORA: 09 horas
PAUTA:
1- Escolha dos Delgados ao 31º Congresso da CNTE;
2-Informes: PCCR Magistério, PCCR dos Funcionários, Campanha Educacional e Salarial 2010, confraternização natalina, entre outros.

P A R T I C I P E

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Direção do SINTE-RN se reúne com secretário de Educação do Estado

A direção do SINTE-RN se reuniu com o Secretário Estadual de Educação, Otávio Augusto Tavares, para discutir algumas reivindicações da categoria. O encontro foi realizado nessa quinta-feira (12) no centro administrativo do Estado.
Entre os pontos de pauta estavam: a revisão do PCCR dos educadores; a publicação do enquadramento dos funcionários no Plano de Carreira; e a inclusão de reivindicações pendentes na pauta da equipe de transição do governo.
Pendências
Ao informar à equipe de transição sobre as pendências da atual gestão, o Sindicato deseja que o novo governo dê continuidade à implementação das vitórias conquistadas pela categoria. Segundo a direção SINTE/RN, esse conhecimento por parte da nova gestão é importante para que as pendências não sejam vistas como uma questão pontual de um governo. Com isso, as conquistas que ainda não surtiram resultado prático poderão se concretizar. O secretário se comprometeu a fazer a mediação.
PCCR
Durante a reunião, a direção discutiu a revisão do Plano de Carreira, cuja proposta tem sido elaborada por uma comissão específica. Entre as principais reivindicações da proposta estão a recuperação da Letra viva e normas que possibilitem ao trabalhador alcançar avanços na remuneração e nas questões funcionais. A direção lembrou ao secretário o compromisso assumido pelo Governo junto ao magistério nesses pontos.
Para a revisão do Plano, a diretoria do Sinte apresentará a seguinte proposta para o quadro permanente:
Professor de Nível Médio Letra A: R$ 1.530;
Para os demais professores: Para licenciatura curta e curta mais 1 ano haverá acréscimo de 15% sobre o valor de R$1.530;
Quem possui nível superior, deve receber um acréscimo de 40% no valor de R$ 1.530, e assim por diante.
A jornada de 30h com manutenção do piso salarial também faz parte da proposta.
Ainda discutindo o PCCR, a direção do SINTE cobrou ao Secretário uma intervenção junto à Secretaria de Administração para que seja feita a publicação do enquadramento dos funcionários ao Plano. Há uma lista para enquadramento que contém 7 mil servidores que já deveria ter sido publicada.
A direção solicitou também a garantia de pagamento da primeira parcela do Plano ainda em novembro. Essa parcela corresponde a 30% do valor total que os funcionários têm direito a receber.
Projeto de Lei
Os representantes do Sindicato cobraram, ainda, que o Projeto de Lei que trata da reorganização do porte das escolas e do ajuste da função gratificada dos diretores e vices seja encaminhado à assembleia para votação.
Outras questões pendentes
Licenças prêmio:
O debate sobre a questão foi pouco amistoso. Não existe entendimento entre a diretoria do SINTE e o Secretário. A Promotora de Educação também é favorável à decisão do Governo de negar o direito aos professores de sala de aula.
Implementação de gratificação de títulos e pecuniária: O secretario descartou qualquer possibilidade de negociar estes dois pontos. A justificativa dada é que não existem recursos financeiros suficientes. A diretoria do SINTE continuará insistindo no pagamento.
Pagamento das parcelas da promoção horizontal que estão atrasadas: Há uma lista com 3.331 professores e outra com 557 professores que têm direito a receber o pagamento. O secretario respondeu que irá à Secretaria de Administração para discutir a questão.
Processo seletivo simplificado e o concurso público: O secretário informou que, até agora, foram convocados 662 professores. Outros 84 serão chamados em breve. Quanto à realização do concurso, o secretário disse que o processo está sendo encaminhado pela Secretaria de Administração.
Fonte: SINTE/RN

Segunda Etapa do Projeto Professor Conectado será dia 30 de novembro

O projeto "Professor Conectado", que consiste em criar e socializar a utilização das novas tecnologias digitais nas escolas da rede estadual. Depois da entrega, o Governo do Estado garantirá o acesso à internet e, posteriormente, disponibilizará softwares específicos para o trabalho pedagógico. O objetivo do projeto é oferecer condições para que os professores possam preparar melhor o conteúdo das aulas aos estudantes da rede estadual de ensino.
Nessa etapa os equipamentos serão entregues aos professores que estão em outras funções nas escolas, como os coordenadores pedagógicos, regentes de bibliotecas, diretores e vice-diretores, por exemplo.
Essa segunda etapa contemplará também todos os professores que estavam de licença (Prêmio ou Médica) ou afastados de sala de aula por outro motivo e que retornarem as salas de aula até o dia 29 de novembro.
Obs.: A primeira etapa de entrega dos equipamentos aos professores aconteceu no dia 17 de setembro, nessa etapa a SEEC contemplou todos os educadores das escolas estaduais que estão atuando em sala de aula.
Fonte: 10ª DIRED/SEEC-RN

Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC define Calendário Letivo para o ano de 2011

Com a publicação da portaria do Secretário de Estado da Educação e da Cultura, Otávio Tavares, autorizando aos diretores das DIRED’s há planejarem o ano letivo de 2011, junto as Secretarias Municipais de Educação do nosso estado.
Essa portaria orienta que todos os passos sejam dados em parceria a Matrícula e o início do Ana Letivo.
A proposta definida hoje por Otávio Tavares, Secretário de Estado da Educação e da Cultura é de que a Semana Pedagógica aconteça de 07 a 11 de fevereiro de 2011 e o Ano Letivo será iniciado no dia 14 de fevereiro.
Com essa decisão tomada nesta quarta-feira (17), a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, elimina o trabalho em dia de sábado e planeja o termino do Ano Letivo para ocorrer dentro do ano de 20/11.
Fonte; SEEC/RN

Presidente Lula assina decreto que institucionaliza a Política Nacional de Educação do Campo

Com a presença de dirigentes da Contag e participantes do Seminário de Educação no Campo e Reforma Agrária (Pronera), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinou nesta quinta-feira (04), o decreto que institucionaliza o programa Nacional de Educação no Campo.A assinatura do decreto atende a uma antiga reivindicação do MSTTR, e que estava na pauta do Grito da Terra Brasil 2010. Durante a solenidade, o secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson, fez uma retórica das ações do governo federal em relação à educação e à agricultura familiar. “O sonho de conquistar uma política que reconheça a realidade do campo e todas as suas especificidades e diferenças regionais e culturais se inicia aqui”, afirmou.O secretário disse que é preciso avançar ainda mais na construção da política de educação do campo e citou programas e ações federais que podem contribuir com essa demanda, como o Procampo e Pronera. “Embora a gente enfrente ainda alguns problemas, o Pronera é hoje um grande referencial para a construção dessa política que tanto lutamos para ver se concretizar hoje” finaliza.Segundo o ministro da Educação Fernando Haddad, todas as ações e as políticas institucionalizadas durante o governo do presidente Lula dialogam com a realidade do campo e, “podem contribuir, sim, com todo esse processo”, considera.O presidente Lula ouviu todos os discursos, mas não fez nenhum pronunciamento. Também estavam presentes a representante da Via Campesina, Antonia Vanderlucia, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Daniel Maia e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Franklin Martins.Após a solenidade os presentes se dirigiram ao auditório Nereu Ramos, da Câmara Federal, para o ato público de lançamento do Fórum Nacional de Educação do Campo.
Fonte: Agência Contag de Notícias.

Fatos históricos de 18 novembro

1909 - Depois de destituírem o poder do presidente Zelaya, os Estados Unidos invadiram a Nicarágua e recolocaram os conservadores no governo
1918 - Bruxelas foi recuperada pelo Exército da Bélgica depois de passar 4 anos ocupada pelos alemães, durante a Primeira Guerra Mundial
1960 Éder Jofre recebeu o título mundial de peso-galo ao vencer o campeão mexicano Eloy Sanchez
1978 - Em Jonestown, na Guiana, 914 pessoas morrem em um suicídio coletivo comandado pelo pastor americano Jim Jones. Os mortos eram membros da seita "Templo do Povo" e tomaram uma mistura de suco de laranja com cianureto. Os que não concordaram em tomar o veneno foram assassinados. Entre os mortos, havia 264 crianças.
1978- O líder espiritual Jim Jones induziu 900 fiéis a cometerem suicídio, na selva tropical da Guiana. Eles tomaram uma mistura de suco de frutas, cianureto, analgésicos e tranqüilizantes
1993 Na África do Sul, uma nova Constituição democrática foi aprovada, dando aos negros o direito de voto e acabando com o apartheid, o regime de segregação racial

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Presidente Lula assina decreto que institucionaliza a Política Nacional de Educação do Campo

Com a presença de dirigentes da Contag e participantes do Seminário de Educação no Campo e Reforma Agrária (Pronera), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinou nesta quinta-feira (04), o decreto que institucionaliza o programa Nacional de Educação no Campo.A assinatura do decreto atende a uma antiga reivindicação do MSTTR, e que estava na pauta do Grito da Terra Brasil 2010. Durante a solenidade, o secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson, fez uma retórica das ações do governo federal em relação à educação e à agricultura familiar. “O sonho de conquistar uma política que reconheça a realidade do campo e todas as suas especificidades e diferenças regionais e culturais se inicia aqui”, afirmou.O secretário disse que é preciso avançar ainda mais na construção da política de educação do campo e citou programas e ações federais que podem contribuir com essa demanda, como o Procampo e Pronera. “Embora a gente enfrente ainda alguns problemas, o Pronera é hoje um grande referencial para a construção dessa política que tanto lutamos para ver se concretizar hoje” finaliza.Segundo o ministro da Educação Fernando Haddad, todas as ações e as políticas institucionalizadas durante o governo do presidente Lula dialogam com a realidade do campo e, “podem contribuir, sim, com todo esse processo”, considera.O presidente Lula ouviu todos os discursos, mas não fez nenhum pronunciamento. Também estavam presentes a representante da Via Campesina, Antonia Vanderlucia, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Daniel Maia e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Franklin Martins.Após a solenidade os presentes se dirigiram ao auditório Nereu Ramos, da Câmara Federal, para o ato público de lançamento do Fórum Nacional de Educação do Campo.
Fonte: Agência Contag de Notícias

Projeto de Lei define campo de trabalho sociólogos

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7613/10, do deputado Sabino Castelo Branco (PTB-AM), que amplia as atribuições do sociólogo. O deputado sustenta que o projeto é necessário para corrigir a Lei 6.888/80, que diz que a competência desse profissional abrange toda a realidade social – o que é muito indefinido.
Essa imprecisão, diz Castelo Branco, se em 1980 já não servia para delimitar um espaço próprio de atuação profissional, com o tempo mostrou-se prejudicial para os sociólogos, pela invasão de sua área de conhecimento por outras profissões que disputam espaço no mercado.
"As competências e atribuições relacionadas ao profissional graduado em ciências sociais (sociologia, antropologia e ciência política) necessitam de um novo texto legal", resume o deputado.
Pelo projeto, são as seguintes as atribuições do sociólogo:
- estabelecer diagnóstico ou prognóstico sobre fenômeno da realidade social, manifestação cultural do povo ou dinâmica política da sociedade;
- interpretar, julgar e solucionar problemas relacionados às relações sociais, identitárias ou de poder;
- dar consultoria ou assessoria, promover investigação ou crítica, emitir laudo ou parecer, elaborar plano ou programa, coordenar projeto ou ação, assinar relatório ou memorial, que requeiram amplo entendimento de métodos e técnicas de Sociologia;
- participar de estudo ou relatório de impacto socioambiental, sociocultural ou socioeconômico, para fins de licenciamento obrigatório ou obtenção de incentivos fiscais;
MATÉRIA COMPLETA
http://sociologiaceara.blogspot.com/2010/09/projeto-de-lei-vai-definir-campo-de.html
Fonte:Agência Câmara

Síndrome de Burn Out é a terceira maior causa de afastamento do trabalho

Os dados são da Previdência Social e dizem respeito aos afastamentos em 2009.
Perfeccionismo é fator de risco para esta doença insidiosa, que ataca a motivação de gente que rala, sem distinção de cargos hierárquicos.
O "burn out", termo que em inglês designa a combustão completa, está incluído no rol dos transtornos mentais relacionados ao trabalho. Foi a terceira maior causa de afastamento de profissionais em 2009, segundo dados da Previdência Social.A síndrome é bem mais que "mero" estado de estresse, não pode ser confundida. Esse transtorno psíquico mescla esgotamento e desilusão. Pode ser desencadeado por uma exposição contínua a situações estressantes no trabalho, explica a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente no Brasil da Isma (International Stress Management Association), entidade que pesquisa o "burn out"."A doença é gerada pela percepção de que o esforço colocado no trabalho é superior à recompensa. A pessoa se sente injustiçada e vai se alienando, apresentando sintomas como depressão, fobias e dores musculares."É a doença dos idealistas, diz Marilda Lipp, do Centro Psicológico de Controle do Stress e professora de psicologia da PUC-Campinas."O 'burn out' é um desalento profundo, ataca pessoas dedicadas demais ao trabalho, que descobrem que nada daquilo pelo que se dedicaram valeu a pena."O estresse, compara Lipp, tem um componente biológico forte, ligado a situações em que o corpo tem de responder ao perigo. Já o "burn out" é um estado emocional em que a pessoa não sente mais vontade de produzir."Tem a ver com o valor depositado no trabalho", diz Lipp. "Quem apresenta exaustão emocional, não se envolve mais com o que faz e reduz as ambições pode estar sofrendo do transtorno."O diagnóstico não é fácil: a apatia gerada pelo "burn out" pode sugerir depressão ou síndrome do pânico.Médicos, professores e policiais são grupos de risco, diz Duílio de Camargo, psiquiatra do trabalho ligado ao Hospital das Clínicas.DESMAIOSO professor Cláudio Rodrigues, 43, entrou em combustão total por duas vezes. Começou como um estresse, que foi se acumulando ao longo de dez anos. Ele lecionava 13 horas por dia numa escola da zona sul de São Paulo. E se frustrava com salas lotadas e alunos desinteressados, conta."Via um aluno meu entregando pizza junto com alguém que nunca tinha estudado. Eu me sentia impotente como professor". Deprimido, se manteve afastado das salas por dois anos. Em 2004, depois de receber acompanhamento psiquiátrico e tomar medicação, voltou. Em maio deste ano, recaiu. "Nada tinha mudado na escola, estrutura péssima. Eu me sentia responsável por estar levando todos os alunos a um caminho sem futuro."No meio de uma aula, o professor começou a suar e sentir o corpo ficar mole. Saiu e desmaiou na escada. Na semana seguinte, enquanto caminhava para o trabalho, desmaiou de novo. Está afastado desde então."Sinto uma insatisfação por ver que o meu trabalho não vale a pena", desabafa.A vigia Lucimeire Stanco, 34, também passou um tempo licenciada por causa de "burn out". Em 2006, ela fazia a ronda noturna em um colégio da zona leste. Passava a noite só e por duas vezes teve que se esconder quando tentaram invadir o lugar."Sentia desânimo porque não me tiravam daquela situação. Me sentia rejeitada, vítima." Ela se tratou e se readaptou. Hoje, só trabalha de dia, e acompanhada de outros vigias.Casos como esses são tratados com psicoterapia e antidepressivos mas, segundo Marilda Lipp, a medicação só combate os sintomas."A pessoa precisa reavaliar o papel do trabalho em sua vida, aprender a dizer não quando não tem condições de executar algo e reconhecer o próprio valor, mesmo que outros não o façam."FACA NA GARGANTA"Eu era infeliz e não sabia", afirma a empresária Amália Sina, 45. Hoje ela é a dona do negócio, mas há quatro anos, era a vice-presidente, na América Latina, de uma multinacional e responsável pelas atividades da empresa em 22 países."Dava aquela impressão de que o mundo girava em torno do trabalho, sempre com a faca na garganta", diz.Para a empresária, o apoio que teve da família e a prática de exercícios a ajudaram a suportar as pressões. Até ela deixar a função executiva.A empresária adotou a estratégia correta para prevenir um "burn out", segundo o psiquiatra Duílio de Camargo. "A pessoa chega a esse estado sem saber o que tem. Se não tiver acolhimento da família, o desconforto aumenta."Na visão de Eugenio Mussak, fisiologista e professor de gestão de pessoas, as providências para prevenir essa patologia do trabalho devem partir tanto do sujeito quanto da empresa.Segundo Mussak, todo mundo que trabalha bastante deve se permitir algumas atividades diárias cuja única finalidade seja o prazer, para compensar o clima estressante. E se o ambiente de trabalho puder criar um "estado de férias", melhor ainda."Chefes compreensivos, que valorizam o esforço e respeitam os limites de seus subordinados criam um ambiente menos favorável ao "burn out'", diz o professor.Ele continua: "É preciso respeitar o limite entre o que é profissional e o que é pessoal, e a empresa deve estimular o trabalhador a respeitar esses limites também."Fonte: Fonte: Folha de S.Paulo

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Seridó só representa 9% da população do Estado, revela Censo

O Censo 2010 caminha para revelar que a população do Seridó que tem 24 municípios tem uma população estimada em pouco mais 281 mil habitantes os números ainda não são definitivos. Porém, falta muito pouco para ser concluído. Representa cerca de 9% da população do Estado.
Confira a população dos municípios:
01 – Caicó – 61.923
02 – Currais Novos – 42.636
03 – Parelhas – 20.339
04 – Jucurutu – 17.692
05 – Lagoa Nova – 13.990
06 – Jardim de Piranhas – 13.494
07 – Jardim do Seridó – 12.109
08 – Acari – 11.034
09 – Cerro Corá – 10.872
10 – Florânia – 9.672
11 – Cruzeta – 7.963
12 – Serra Negra do Norte – 7.770
13 – Carnaúba dos Dantas – 7.429
14 – São Vicente – 6.03015 – São João do sabugi – 5.909
16 – Equador – 5.822
17 – Tenente Laurentino – 5.406
18 – Ouro Branco – 4.699
19 – São José do Seridó – 4.231
20 – São Fernando – 3.401
21 – Santana do Seridó – 2.526
22 – Bodó – 2.425
23 – Timbaúba dos Batistas – 2.295
24 – Ipueira – 2.072
Fonte: IBGE

A educação financeira: de casa para a escola

Desde agosto deste ano, 450 escolas públicas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Tocantins e do Distrito Federal iniciaram aulas do projeto-piloto de educação financeira, que pretende chegar a mais de 200 mil instituições de ensino e combater o “analfabetismo financeiro” no País.
Com esse curso, os estudantes irão aprender mais sobre temas que interessam a todos, mas apavoram até mesmo os adultos pós-graduados, como orçamento doméstico, poupança, aposentadoria, seguros e financiamentos. Esse piloto vai envolver 15 mil estudantes do ensino médio nessa primeira etapa e será estendido às escolas do ensino fundamental no próximo ano. A partir de 2012, o programa didático deve ser aplicado nas 200 mil escolas da rede pública do País.
Uma vez que vivemos em uma sociedade com forte apelo consumista e sofisticadas estratégias de marketing, que nos bombardeiam constantemente, a escola e a família precisam ensinar fundamentos de responsabilidade financeira às crianças logo cedo, para evitar criar consumidores vorazes e irresponsáveis. Ocorre que a atual geração de pais demonstra dificuldade na orientação financeira de seus filhos, pois viveu o auge da hiperinflação no Brasil, período em que o ritmo de aumento de preços era frenético e a resposta a esse quadro era consumir tudo o que fosse possível o quanto antes; afinal, no dia seguinte, já custaria mais caro. Diante desse contexto, precisamos de um novo olhar sobre as relações de consumo e, sobretudo, criar estratégias de abordagem desse tema com nossos filhos. O autocontrole sobre as finanças deve ser praticado desde a infância, para que o jovem não chegue despreparado à fase adulta. Inevitavelmente, tem de haver planejamento, organização e disciplina, porque não existe mágica. Para alguns, isso pode soar como inatingível, mas essas habilidades no controle orçamentário podem ser conquistadas com ações simples e que estão ao alcance de todos.
Além das atividades em sala de aula, é importante que o assunto "dinheiro" seja conversado e discutido em família, sem tabus. Os limites do orçamento familiar precisam ficar claros e o envolvimento de todos é importante, assim como a definição de prioridades e dos grandes projetos familiares.
Um exercício prático é dar uma quantia fixa de dinheiro à criança, com uma periodicidade preestabelecida. O pequeno economista deve ser orientado sobre como administrar suas contas, incluindo hábitos como pesquisar preços – para entender o que é caro e barato – e poupar, definindo objetivos de curto e de longo prazo. Ele precisa ser responsável pelas escolhas que faz. Se, apesar das conversas, os filhos gastarem todo o dinheiro antes do prazo combinado e pedirem mais, os pais precisam ser firmes e dizer não.
Todavia, de nada adiantará o discurso se as crianças e adolescentes constatarem que seus pais consomem por impulso e sem planejamento. Dar o exemplo é uma das atitudes mais importantes, seguida pelo planejamento cuidadoso a respeito das estratégias para presentear os filhos, já que o excesso de mimos dificulta o entendimento prático das dificuldades que nossos filhos enfrentarão na vida adulta.

Texto de Marcus Mingoni, diretor de Operações da Divisão de Sistemas de Ensino da Editora Saraiva.
E-mail: mmingoni@editorasaraiva.com.br