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segunda-feira, 30 de maio de 2011

Em Natal, estudantes se juntam a professores em protesto

Os estudantes aderiram à causa dos professores em greve. Ontem pela manhã, cerca de 500 manifestantes se encontraram em frente à Governadoria, no Centro Administrativo, e realizaram um buzinaço. O protesto foi coordenado pelas professoras Fátima Cardoso, do Sindicato dos Profissionais em Educação Pública do RN (Sinte), e por Amanda Gurgel, educadora que ganhou projeção nacional após um discurso proferido na Assembleia Legislativa ter sido divulgado na internet.
Amanda Gurgel reafirmou seu discurso em prol da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, campanha lançada por ela no domingo passado no programa de TV Domingão do Faustão. "As minhas palavras só ganharam essa repercussão porque refletem o sentimento de todas esses profissionais que estão em greve. Vamos agora unir forças em outros estados para que as greves se tornem cada vez mais uma força nacional de reivindicação. A educação tem que ser tratada como prioridade".
Aos gritos e com faixas, os professores cobram um reajuste salarial de 30%. Eles procuravam uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Os alunos, por sua vez, pediam a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e os 50% do fundo social dos recursos do Pré-Sal para a educação, e se solidarizaram com os professores em greve. "Nós, alunos, acreditamos nas reivindicações dos professores", e "Governadora Rosalba, a Sra. colocaria seu filho na escola pública?", eram textos que constavam dos cartazes.
De acordo com Fátima Cardoso, coordenadora-geral Sinte, a manifestação reflete a insatisfação da categoria com o Governo do Estado. "Até agora o governo ofereceu 0% de aumento. Queremos negociar. A categoria pede que os mesmos 30% de reajuste já concedido em janeiro a outras categorias seja oferecido para nós, além do escalonamento da tabela salarial", disse.
Atualmente, 93% dos 14 mil educadores do Rio Grande do Norte estão em greve. São 736 escolas afetadas com a paralisação. A intenção do Sinte é convencer os professores contratados e estagiários a tambémparalisarem suas atividades. Ao todo, 270 mil alunos que estão sem frequentar as escolas públicas do Rio Grande do Norte. Não obstante à greve, o déficit de professores também preocupa, segundo a sindicalista. "Este é mais um componente de falta de respeito do governo com a educação".
Fonte: Diário de Natal

Chefe da Casa Civil admite recorde de arrecadação em audiência com diretoria do SINTE-RN

O Governo do Estado está prevendo um aumento de arrecadação do ICMS em R$ 80 milhões. A informação foi dada em primeira mão pelo chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso, à diretoria do Sinte-RN, em audiência realizada nesta sexta(27). O valor deverá ser confirmado nos próximos dias, assim que for concluído o levantamento da arrecadação.
Para a coordenadora do Sinte-RN, Fátima Cardoso, a informação só confirma a tendência de crescimento financeiro detectada nos estudos encomendados pelo Sindicato ao Dieese. Mesmo assim, o Governo voltou a afirmar que não tem como atender a categoria sem que o estado tenha a devida sustentabilidade para permitir com segurança seus compromissos.
A diretoria do Sindicato rebateu as informações entregando um documento contendo dados do próprio Governo. O estudo foi elaborado pelo DIEESE e mostra o crescimento da receita corrente em 12% e das receitas tributárias em 10,1%. Além disso, ouve crescimento das transferências correntes em 15,4% e ainda do Fundo de Participação dos Municípios que cresceu 32%.
Diante dos números apresentados, o representante do Governo disse apenas que o DIEESE não havia calculado as despesas do Estado. “Não somos nós que temos que calcular despesas do Estado, até porque elas são baseadas em prioridades. O que estamos vendo é o Governo resistir em colocar a educação à frente das ações do Estado”, protesta Fátima.
Em sua fala o coordenador geral do Sinte-RN, José Teixeira ressaltou que o crescimento da arrecadação é sinal claro de que o governo tem tudo nas mãos para atender a categoria, no que foi complementado pela diretora de assuntos jurídicos, Vera Messias: “O Governo não terá mais a desculpa do limite prudencial determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Num clima de busca do entendimento, a direção do Sinte ratificou proposta de que o governo deve pagar aos funcionários da educação que ainda não receberam a 1ª parcela do Plano e deixou claro que se o Governo implantar o Piso Salarial na carreira, com extensão aos aposentados terá dado o maior passo para a retomada das negociações. O Sindicato defendeu também que seja apresentado o escalonamento da base até o topo da tabela proposta no Plano de Carreira em tramitação.
A audiência foi encerrada com a indicação de outra audiência até a sexta-feira da próxima semana. “Deixamos claro que independente disso vamos realizar a assembleia da categoria na terça-feira, dia 31.”, frisou Fátima.
Fonte: SINTE/RN

domingo, 29 de maio de 2011

29.05. DIA DO SOCIÓLOGO

O profissional da Sociologia,
Tem hoje aqui o seu dia.
Estuda os fenômenos reais,
Resultante das relações sociais.

Livra-se do óbvio e do preconceito,
Para conseguir formar seu conceito.
Atua no campo da observação
Em busca de uma sólida informação.
Elabora perguntas sistematizadas,
Para grupos de pessoas designadas
Analisando o resultado final.

Presta serviço em muitos setores,
A economistas, psicólogos e gestores,
Contribuindo no serviço socia

AULA DE MATEMÁTICA

Camaradas vejam que aula interessante, repassem...
O professor é: José hélio Almeida. Vejam a aula que ele está nos dando... abaixo.

Hoje vou brincar de professor de matemática. Vou passar alguns problemas para vocês resolverem.

Problema nº1
Um professor trabalha 5 horas diárias, 5 salas com 40 alunos cada. Quantos alunos ele atenderá por dia?
Resposta: 200 alunos dia.
Se considerarmos 22 dias úteis. Quantos alunos ele atenderá por Mês?
Resposta: 4.400 alunos por mês.
Consideremos que nenhum aluno faltou (hahaha) e, que em cada um deles, resolveram pagar ao professor com o dinheiro da pipoca do lanche 0,80 centavos, diárias. Quanto é a fatura do professor por dia?
R: 160,00 reais diários
Se considerarmos 22 dias úteis. Quanto é faturamento mensal do mesmo professor?
R: Final do mês ele terá a faturado R$ 3.520,00.

Problema nº2

O piso salarial é 1.187 reais, para o professor atender 4.400 alunos mensais. Quanto o professor fatura por cada atendimento?
Resposta: aproximadamente 0,27 mensais
Um professor de padrão de vida simples,solteiro e numa cidade do interior, em atividade, tem as seguintes despesas mensais fixas e variáveis:
Sindicato: R$12,00reais
Aluguel: R$350,00reais ( pra não viver confortável)
Agua/energia elétrica: R$100,00 reais (usando o mínimo)
Acesso à internet: R$60,00 reais
Telefone: R$30,00 reais (com restrições de ligações)
Instituto de previdência: R$150,00 reais
Cesta básica: R$500,00 reais
Transporte: sem dinheiro
Roupas: promocionais
Quanto um professor gasta em um mês?
Total das despesas: R$1202,00
Qual o saldo mensal de um professor?
Saldo mensal: R$1187,00-1202=-15 reais, passando necessidades

Agora eu te pergunto:
-Que dinheiro o professor terá para seu fim de semana?
-quanto o professor poderá gastar com estudos, livros, revistas, etc.
- Quanto vale o trabalho de um professor??
- Isso é bom para o aluno???
- Isso é bom para a educação pública do Brasil??


Felicidade e um fraterno abraço!
G a b r i e l - Coordenador
Reg. do SINTE - Umarizal/RN

Mais de 1,2 milhão de estudantes já se inscreveram no Enem 2011

Até o fim da tarde desta quarta-feira (25), 1.260.235 de pessoas se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. Desse total, cerca de 500 mil não estão confirmados, porque os candidatos ainda não fizeram o pagamento da taxa de inscrição de R$ 35. Alunos que cursam o 3° ano do ensino médio em escola pública são isentos do pagamento.
As inscrições para o Enem 2011 começaram na segunda-feira (23) e seguem até 10 de junho, exclusivamente pela internet. Até o momento, São Paulo lidera em número de inscritos, com 213 mil, seguido por Minas Gerais (131 mil), Rio de Janeiro (95 mil) e Bahia (92 mil).
As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é que o número de inscritos chegue a 6 milhões. Em 2009, o Ministério da Educação deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.
Agência Brasil

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Estado recebe novos investimentos

A cada dia novos recursos financeiros são injetados no Rio Grande do Norte. O ICMS, por exemplo, teve uma arrecadação extra de R$110 milhões. O Fundeb, por sua vez, cresceu R$54 milhões e, agora, o RN recebe R$19 milhões em royalties. Ou seja, é com esse dinheiro que o governo administra o Estado.
Por outro lado, o que a população vê é a austeridade com que o governo trata os servidores. A atual gestão diz ter feito cortes em todos os setores e, ainda assim, não tem recursos para atender à pauta de reivindicação dos Trabalhadores em Educação. “Uma situação no mínimo contraditória.”, avalia a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.
Para a dirigente, os trabalhadores e a qualidade dos serviços públicos se encontram no final da lista de prioridades do Governo. “É visível que é a real preocupação da governadora é o novo estádio. Depois dele, é a concepção do novo aeroporto. Isso é notável, porque essas construções vão agradar aos empresários. O pior de tudo é que essa atitude endividará o nosso Estado com um longo e generoso crediário.”, disse.

FONTE: SINTE/RN

Ato de protesto reúne trabalhadores em educação de todo o Estado

Os trabalhadores em educação deram uma resposta às declarações da governadora de que a greve estava fragilizada. Na manhã de ontem(26/05), o SINTE-RN organizou um grande ato em defesa da educação pública. O primeiro momento do protesto foi no pátio do Ginásio Machadinho. De lá, os manifestantes seguiram em passeata pela marginal da BR 101, até a Governadoria. Além da direção do Sinte-RN, Centrais Sindicais, representantes de outros Sindicatos, dos estudantes, o vereador George Câmara, o deputado Fernando Mineiro e um representante da deputada Fátima Bezerra, fizeram pronunciamentos de apoio.
Do Machadinho, os manifestantes seguiram em passeata pela marginal da BR 101, até a Governadoria. Estudantes, Educadores e Funcionários caminharam juntos e em tom de seriedade, cobraram negociação. A multidão falava palavras de ordens, destacando principalmente que a educação não é moeda de negócio. Os estudantes num gesto de cumplicidade gritavam: "O professor é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo".
A atividade teve caráter estadual. Todas as regionais(inclusive a de Caico, que levou cerca de 50 trabalhadores em educação) e a maioria dos núcleos municipais do Sindicato enviaram caravanas com profissionais da educação e alunos. Os manifestantes enfrentaram um sol escaldante na expectativa de conseguir uma audiência com a Governadora, mas nem ela, nem nenhum representante do Governo se dispuseram a dialogar com as lideranças dos trabalhadores.
Para a coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso, a ausência de resposta da Governadora é uma afronta à luta da categoria e ao clamor da sociedade em defesa da educação. “O Governo sabia que iríamos até lá. Ao invés de nos receber, deu o sinal de que está virando as costas para a educação. Todos fugiram para não enfrentarem os estudantes e profissionais da Educação”, denunciou Fátima.
No final, a direção do Sindicato conseguiu agendar uma audiência com o Chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso. O encontro será realizado hoje(27/05), às 10h, na Governadoria. A atividade foi encerrada com uma feijoada no pátio do Machadinho.
Fonte: SINTE/RN

DIVULGAÇÃO!

A UNIÃO DOS ESTUDANTES, SINDICATOS, LOJISTAS E MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL EM GERAL DE CAICÓ, ESTARÃO ORGANIZANDO ATO PÚBLICO NO DIA 08 DE JUNHO, QUARTA - FEIRA, EM FRENTE AO CENTRO ADMINISTRATIVO, À PARTIR DAS 10:00 DA MANHÃ!
O ATO PEDIRÁ A SAÍDA DO PREFEITO BIBI COSTA , E PROVIDENCIAS AO MINISTÉRIO PÚBLICO E A CÂMARA DOS VEREADORES!
TEREMOS REPRESENTANTES DA REDE ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS (REDHU-RN) E DE SINDICATOS LOCAIS.
CLAMAMOS A TODA A POPULAÇÃO QUE COMPAREÇA A ESTA MANIFESTAÇÃO, QUE DESDE JÁ SE BATIZA NA BOCA DO POVO COMO "O DIA DO 'FORA' ".
VAMOS LEVAR NOSSA PALAVRA, NOSSA INQUIETAÇÃO, VAMOS MOSTRAR A ELES QUE O POVO DE CAICÓ SABE TRABALHAR PELO BEM DE TODOS!
UNIDOS, SEREMOS UMA GRANDE VOZ, SÃO ELES QUE TRABALHAM PARA NÓS E NÃO O CONTRÁRIO! TEMOS QUE MOSTRAR QUE É POSSÍVEL MELHORAR, QUE A VONTADE DA MAIORIA E O BEM COMUM PREVALECEM!

DIA 8 DE JUNHO, DIA DO FORA!!!

PEDIMOS A TODOS QUE DIVULGUEM ESTE MOVIMENTO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS!

52º Congresso da UNE promete reunir mais de 10 mil em Goiânia

Principal encontro do movimento estudantil brasileiro será realizado na capital do estado de Goiás, de 13 a 17 de julho, e vai reunir milhares de jovens representantes de mais de 90% das instituições de ensino superior do país.
Prestes a completar 74 anos de vida, a União Nacional dos Estudantes (UNE) se prepara para realizar o seu maior e mais representativo congresso. A 52º edição do CONUNE ocorrerá em Goiânia, no centro oeste do país, de 13 a 17 de julho, e pretende reunir mais de 10 mil jovens de todos os estados com objetivo de definir os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos.
O processo eleitoral começou no mês de abril com a votação e escolha dos delegados e observadores, quem têm a responsabilidade de representar a sua universidade durante as votações do encontro e, principalmente, no momento de eleição da nova diretoria e presidente da entidade.
Cerca de 95% das instituições de ensino brasileiras realizarão eleições até o fim de junho. Qualquer estudante pode participar, basta procurar o diretório ou centro acadêmico. Grupos de diversas cidades já preparam as suas caravanas. Informações pelo site www.une.org.br.
O CONUNE é o maior encontro da juventude brasileira. Durante os cinco dias, os delegados e observadores terão a oportunidade de debater e trocar opiniões sobre os rumos do país, avaliar as políticas públicas, a ação dos movimentos sociais, os avanços na área da educação, esporte, meio ambiente, direitos humanos e outros assuntos importantes que gravitam em torno do movimento estudantil. O congresso é também uma grande celebração da diversidade, coroado com atividades culturais, intervenções artísticas, trocas de costumes e tradições e, claro, shows diários.
As atividades do encontro serão concentradas em torno da tradicional praça universitária da capital goiana, principalmente na PUC-GO e na UFG. Nesse ano, a programação do 52º Congresso da UNE inclui ainda o 2º Encontro Nacional de ProUnistas. Com o aumento de adesão ao programa e a crescente democratização do ensino superior por meio de outras políticas de acesso, o movimento estudantil quer aproveitar a reunião das suas principais lideranças para debater com os estudantes de todo o país as demandas, pontos positivos, críticas e sugestões.
O diretor da UNE, Luis Felipe Maciel, ressalta a importância histórica do Congresso da UNE como importante mobilizador da juventude brasileira e comenta o papel do encontro: “O Congresso é importante por que joga água no moinho das mudanças da educação brasileira, além de reafirmar a longevidade e combatividade da União Nacional dos Estudantes”.
Serviço:
52º Congresso da UNE
De 13 a 17 de maio de 2011
Local: Goiânia
Informações sobre custos e inscrições: 11 5539-2350

Escolaridade influencia nível de preconceito contra homossexuais

A escolaridade é um dos fatores que mais influencia o nível de preconceito da população em relação aos homossexuais: quanto mais anos de estudo, maior é a aceitação do indivíduo em relação à diversidade sexual. É o que aponta pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo e coordenada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Gustavo Venturi. O estudo, com dois mil entrevistados em 150 municípios, foi feito em 2009 e transformado em um livro que será lançado em junho.
A pesquisa identificou que um em cada quatro brasileiros é homofóbico. Foram considerados homofóbicos aqueles que têm tendência — forte ou fraca — em transformar o preconceito que sentem em relação a esse público em atitudes discriminatórias. Esse perfil foi detectado a partir da resposta dada aos participantes a perguntas como “homossexuais são quase sempre promíscuos”, “homossexualidade é safadeza” ou “a homossexualidade é uma doença que precisa ser tratada”.
Cruzando as respostas obtidas com as características da amostra, foi possível detectar, por exemplo, que mulheres são menos homofóbicas (20%) do que os homens (30%) e que a variação de renda não tem grande impacto nesse comportamento. Já a escolaridade é um dos fatores com mais peso: enquanto entre os que nunca frequentaram a escola o índice de homofóbicos é 52%, no nível superior é apenas 10%.
“Esse efeito não é porque o assunto [a homossexualidade] esteja nos programas pedagógicos. Se estivesse, o efeito seria maior. Mas o simples fato da convivência com a diversidade nas escolas faz com que isso se reflita em taxas menores”, explica Gustavo Venturi.
A pesquisa também entrevistou cerca de 500 homossexuais para investigar de que forma eles são vítimas de preconceito. Metade (53%) já se sentiu discriminada e os colegas de escola aparecem como segundo autor mais frequente dessa prática, depois de familiares. Quando perguntados sobre a primeira vez em que foram discriminados, a resposta mais frequente é "na escola".
“Há uma tolerância na sociedade com a discriminação de LGBTs [lésbicas, gays, bissexuais e travestis], ela se sente mais à vontade para falar que não gosta, diferente do que acontece com os negros”, compara o pesquisador ao lembrar que estudos feitos pela Fundação Perseu Abramo sobre preconceito contra outras minorias apontaram taxas menores de discriminação.
A religião também influencia na aceitação da população LGBT. Entre os evangélicos, 31% têm tendência a comportamentos homofóbicos, contra 24% dos católicos, 15% dos praticantes do candomblé e 10% dos kardecistas. Além do acesso à informação e da frequência à escola, Venturi aponta como estratégia importante para o combate à homofobia uma legsilação específica que coiba esse comportamento, como já existe com o racismo.
“Quando a legislação vem, já reflete uma maturidade da sociedade. Depois, ela vai atuar de forma preventiva entre aqueles mais resistentes. Mesmo que digam que a pessoa não vai mudar seu pensamento, ela só vai se preocupar em não ser punida, isso do ponto de vista da reprodução do preconceito é importante. Para ser reproduzido, o preconceito precisa ser dito e se você diminui os espaços sociais para que isso ocorra ele vai ter uma reprodução menor e tende a diminuir”, diz.
Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Texto II do Professor Adaécio sobre a GREVE

Amigos e colegas.

Gostaria de compartilhar com vocês alguns informes e reflexões sobre a greve dos professores do estado do RN. Gostaria de iniciar falando que, ao contrário do que veiculou esta semana o governo do estado, a quase totalidade dos professores do estado estão em greve sim, e esse número só aumenta. Os dados que foram postos pela secretaria são distorcidos. A Secretaria considera que apenas estariam em greve aquelas escolas que estão com seus portões trancados. Escolas que estão abertas, mesmo que só esteja lá alguns funcionários, secretárias e etc., para o Estado não estariam em greve. Como podemos ver uma distorção sem tamanho, pois em casos como esses, a grande maioria dos funcionários da escola estão em greve.
Temos que nos mexer companheiros, este é o momento, devemos aproveitar as repercussões positivas das falas da Professora Amanda Gurgel, inclusive, para não sairmos dessa greve como sempre. Precisamos pressionar e não desanimar. Acerca daquela velha estória dos alunos, que estão sem aula, etc., etc., eu me reporto á fala da professora Amanda. Os alunos ficam sem aula por vários outros motivos, é preciso que se diga. E mais, o que é pior para o aluno, ter uma greve grande agora e passar alguns anos sem greve ou em todos os anos enfrentar greves desgastantes? É preciso que se coloque isto para os pais de alunos, para que não pensem que somos nós os culpados pelo problema atual.
Em 2003, quando estava terminando o curso de Física na UFRN, aquela instituição enfrentou a maior greve dos últimos tempos, ficaram parados alunos e professores durante 3 meses e 18 dias. O diretório central dos estudantes (DCE) do qual eu era um colaborador – assim como a hoje professora Amanda Gurgel – apoiou a greve dos professores e vinculou uma pauta de reivindicações dos estudantes à pauta dos professores e ocupamos a reitoria do Campus Central daquela instituição por várias semanas. Estou falando isso para mostrar que também já estive do outro lado e entendo, mas mostro também a necessidade de muitas vezes não pensarmos apenas em nós mesmos, mas num projeto maior para a educação e a sociedade. Naquela oportunidade poderia ter aproveitado para me concentrar em estudos para concursos já que estava terminando o curso, mas preferi abraçar a causa. Assim como agora, que estão abertos vários concursos para minha área e, no entanto, estou com total dedicação à luta.
Estou falando tudo isso para exemplificar, mas acho que todos nós temos argumentos e formas próprias de defender o fato de estarmos em greve. Precisamos quando formos inquiridos, responder com os devidos argumentos, do contrário, começaríamos a acreditar nas falácias que estão por aí, para variar, detonando o profissional professor.
E para encerrar, gostaria de discorrer sobre alguns comentários presentes em blogs, como o de Robson Pires, por exemplo. É uma pena, mas alguns blogs, que deveriam ser mais livres, já que na sua maioria não têm fins lucrativos, acabam sendo reacionários igualmente ou até mais do que os meios já conhecidos.
Um exemplo disso são estes blogs, dos quais destaquei aquele. Em vez de se concentrarem no que realmente importa, que é a denúncia feita por aquela professora e que se espalhou por todo o Brasil e até para o exterior, se prendem ao fato dela ter falado, pois não tem nada a esconder, que está em processo de readaptação e que no momento trabalha na sala de informática da escola na qual está vinculada. Isso porque recentemente passou por problemas de saúde – psicológicos. Isso tudo – sobre sua situação - está na Tribuna do Norte, numa das primeiras entrevistas concedidas por ela depois do vídeo. Passaram a comentar nesses blogs se ela não teria problemas psíquicos – o que a desqualificaria para falar -, ou se poderia ser porta-voz da categoria pelo fato de não estar na sala de aula, e inclusive questionam a veracidade do fato de já ter desenvolvido estes problemas de saúde, por ser ainda jovem.
Camaradas, quando em rodas de conversa eu falava que estamos enfrentando uma crise civilizatória, que o número de suicídios atualmente cresce de forma alarmante, que nunca a humanidade esteve tão perdida – embora muitos pensem que está tudo muito bem pelo fato de podermos comprar cada vez mais -, e que precisamos passar a discutir essas coisas, muitos me taxavam de louco. Pois bem, eu volto a afirmar. Estudos revelam que um grande número de jovens que estão na universidade atualmente têm ou já tiveram problemas psicológicos e/ou pensaram em se suicidar. E isso não se restringe a universitários. Podem pesquisar, estes trabalhos estão na rede mundial de computadores – inclusive um deles feito pela UFRN. Por isso não é de se esperar que uma jovem que perdeu os pais aos 4 anos de idade e que sempre lutou contra injustiças e desigualdades esmorecesse um pouco em determinado momento.
Conheço Amanda, fui colega dela, inclusive por ela ter sido namorada de um grande amigo. Ela é uma dessas pessoas que parecem ser um estranho no ninho, que sentem de forma passional os males do mundo – entendo muito bem o que é isso, diga-se de passagem. E lhes garanto, ela não tem interesse nenhum em se promover com tudo isso. Inclusive, um dos motivos que a fez se decepcionar tanto, foi ver que muitas vezes aqueles que falam querem mesmo é se beneficiar da situação. E sobre o fato de pensar se ela teria condições mentais para falar o que falou, eu nem sequer vou comentar, os fatos falam por si. A causa dela é nobre, e devemos combater aqueles que estão querendo desqualificar a sua ação, esse é o ponto.

“Ói, escute, você que está aí sentado. Levante-se, há um líder dentro de você. Governe-o, faça-o falar”
Chico Science em Todos Estão Surdos (música de Roberto Carlos em que Chico acrescentou esta parte – escutem esta música nós estamos precisando, procurem na internet).

Prof. Adaécio Lopes

Participem e divulguem!

Programação em Natal:


*Ato público dos trabalhadores em educucação, dia 26 de maio, quinta-feira, com concentração a partir das 9 horas no Largo do Machadinho.


*Avaliação da greve dia 27 às 15 horas no SINTE com o COMANDO de GREVE .


*Assembleia dia 31 de maio, terça, às 08h39 no Churchill

Governo quer tapar o sol com a peneira

De acordo com os dados que a imprensa local tem mostrado, a Educação no Rio Grande do Norte apresenta um quadro de paralisação dos serviços de 44,4%. Esse, é um número divulgado pelo Governo na tentativa de desestabilizar o movimento grevista, que, na verdade, supera 90% de paralisação.
Para a coordenação geral do SINTE, essa é uma estratégia do Governo para confundir a opinião pública. “Eles querem diminuir o percentual de trabalhadores em greve para mascarar uma realidade que é óbvia? Como esse Governo irá reagir quando as demais categorias aderirem ao movimento? Isso causará mais descrédito, ainda, à atual gestão”.
Fonte: SINTE/RN

“Queremos 10% do PIB e 50% do Pré-sal para a educação”

A secretária geral da CNTE, professora Marta Vanelli, participou hoje do Seminário sobre o Plano Nacional de Educação 2011/2020, realizado no Conselho Nacional de Educação, em Brasília. O evento, que acontece hoje e amanhã, reuniu representantes da educação, como João de Oliveira, da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação); Madalena Peixoto, da CONTEE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino); Aldo Vannucchi, da ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias) e Salomão Ximenes, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Em seu discurso, Marta Vanelli afirmou que apenas fazer o PNE não é suficiente e que é preciso consolidá-lo. “Temos que discutir o PNE, mas não podemos esquecer que o Brasil não fez a tarefa de casa em relação à educação básica”, destacou. Ela também apresentou emendas aditivas e substitutivas ao texto do PNE, como o que inclui na meta 3 a relação aluno/professor na avaliação do custo-aluno-qualidade (caq), e ressaltou as exigências em relação ao financiamento para a educação pública. “Até 2016, 10% do PIB e a exigência dos 50% dos recursos do pré-sal para a educação”, finalizou.
Durante o Seminário, foi distribuída a mais recente publicação da CNTE, o Cadernos da Educação nº 24, com textos elaborados a partir do Seminário sobre o PNE: perspectivas, desafios e emendas dos (as) trabalhadores (as) em educação.
Fonte: CNTE

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Estado bate mais um recorde de arrecadação

O Rio Grande do Norte obteve mais um recorde de arrecadação. Dessa vez o aumento foi de 21,65%. O valor supera a até mesmo a arrecadação nacional.
Para a coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso está óbvio que o Estado está na sua melhor fase de arrecadação de impostos e tributos.
Ela ressalta que de acordo com a Lei 25% desse total arrecadado deve ser aplicado na educação pública. “Além disso temos também o aumento proveniente das verbas do Fundeb”, destaca Fátima.
A diretoria do Sinte-RN quer agora que o Governo diga claramente para onde está indo esse rio de dinheiro. “O Governo vai ter que explicar a população porque não atende as nossas reivindicações já que não pode mais dizer que não tem dinheiro”, ressaltou.


Fonte: SINTE/RN

Do sonho profissional à realidade da sala de aula

Amanda Gurgel conta o que a levou decidir ser professora e as dificuldades vindas dessa escolha Amanda Gurgel é uma militante nata. A professora de Língua Portuguesa que chamou a atenção do país inteiro depois que o seu discurso em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado foi publicado no Youtube, já foi dirigente do Centro Acadêmico de Letras e do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Logo nas primeiras assembléias do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN) das quais participou, assumiu a postura de oposição e no ano passado se filiou ao Partido Socialista do Trabalhadores Unificado (PSTU). Aos 29 anos, Amanda leva uma vida simples como a maioria dos professores do país: sai de casa às 5h50 e só retorna às 23h, pega três ônibus para chegar ao trabalho, estuda à noite, e tem pouco tempo e dinheiro para lazer.
Aos quatro anos perdeu os pais em um acidente de carro e foi morar no interior da Bahia com parentes. Voltou para Natal para cursar a faculdade de Letras na UFRN. Morou na residência universitária e trabalhou durante todo o curso para se manter. Amanda é professora desde os 21 anos. O primeiro trabalho foi no cursinho pré-vestibular do DCE, fase que ela descreve como a melhor da sua carreira. "Era um projeto social e é uma experiência diferente, o perfil dessas turmas é de pessoas realmente interessadas e que estão em um nível de leitura e escrita que você consegue desenvolver um bom trabalho".
Segundo ela, o grande choque com a educação veio quando assumiu uma turma do 6º ano em uma escola municipal de Natal. "A minha maior frustração foi quando entrei na sala de aula para o nível fundamental, em 2005. Eu vi que os alunos do sexto ano não tinham a menor proficiência para estar nessa série, eram alunos analfabetos", recorda.
O sonho de ser professora nasceu no cursinho pré-vestibular. Amanda admirava as aulas da professora Claudina e sonhava em ser como ela. "Ela era uma professora indescritível. Eu olhava para ela e pensava 'é isso que eu quero fazer na minha vida'. Então me tornei professora", contou. Mas e hoje, o que aconteceu com esse sonho? "Eu não sei dizer o que aconteceu com o meu sonho, mas ele não é mais o mesmo, definitivamente. Eu estou em uma fase de avaliação, estou refletindo", disse. A desmotivação vem, segundo ela, dos baixos salários, da falta de condições de trabalho e do analfabetismo dos alunos.
A vida corrida, o desgaste diário e a desvalorização da profissão, renderam a Amanda um problema de saúde que ela prefere não revelar, mas que foi responsável por seu afastamento da sala de aula. Hoje, trabalhando na Escola Municipal Professor Amadeu Araújo e na Escola Estadual Miriam Coelli, ela atua na biblioteca e no laboratório de informática. "Estou em fase de readaptação de função, fora da sala de aula. Assim como eu, existem muitos professores com problemas de saúde em decorrência do nosso trabalho", afirmou.

Fonte: Fernanda Zauli // fernandazauli.rn@dabr.com.br

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Texto I do Professor Adaécio sobre a GREVE




Olá Pessoal.

Meu nome é Adaécio e sou um professor da rede estadual de ensino e tenho algumas questões a discutir. Em primeiro lugar quero destacar que estamos em greve. E essa é uma greve que me parece diferente das demais, pois vejo escolas e professores que nunca ou quase nunca aderiam a greves na linha de frente desta vez. Isso me deixa feliz e ao mesmo tempo me causou certa surpresa e me fez pensar um pouco sobre este fato.
Na minha opinião acontece nessa greve algo que eu esperava que um dia acontecesse, embora ao mesmo tempo tivesse minhas dúvidas em relação a esta efetivação. Os educadores estaduais simplesmente não aguentam mais tanto descaso, e em massa decidiram parar e só restabelecer as atividades quando sua situação for revista. Percebam esta atitude é motivada por questões psicológicas, instintivas, ligadas ao ideal de sobrevivência, algo semelhante ao que fazemos quando reagimos a uma situação de perigo (veja a que ponto chegamos pelo descaso com algo que deveria ser prioridade, como a educação).
O instinto de sobrevivência é algo que faz parte do inconsciente coletivo dos indivíduos. Uma prova de que esta greve tem componentes desta natureza, e que parece ter sido uma decisão pessoal de todos e que só posteriormente ganhou caráter coletivo é o fato de que nunca foi tão fácil deflagrar uma greve tão grande quanto esta (é o que é relatado, pelas regionais e pela base estadual do movimento, nos encontros de que tenho participado - inclusive, deixemos claro, a estadual foi contra o movimento, mostrando mais um indício de que a greve foi construída pela base e pelas regionais de oposição). É como se cada um, lá com seus botões, dissesse “chega, agora não dá mais, vamos à luta” e quando saiu de casa para o espaço público, reparou que todos os demais também tinham a mesma opinião.
Nesse sentido, não se quer saber se houve irregularidades do governo anterior, se o estado está com dificuldades – se é que está mesmo, pois as contas não estão batendo. Queremos que nossas reivindicações sejam atendidas, o governo tem que resolver as questões, não ficar se desculpando, tirando o corpo fora. Elegemos estas pessoas justamente para esta função: gerenciar.
O momento é de revolta, e em tal panorama fatores psicológicos e emocionais, instintivos, ganham maior relevância e isso não deve ser considerado algo negativo, muito pelo contrário. Veja que as grandes mudanças relatadas pela história da humanidade e demais revoluções foram seguidas de movimentos em que este componente mais passional foi decisivo no processo. Somos isso também. Não somos apenas racionalidade, somos também sentimento, revolta.
Se devemos tentar mudar o mundo, transformar a realidade, como dizem os teóricos da educação, inclusive o educador brasileiro Paulo Freire, que comecemos pela nossa realidade mais próxima, do contrário não seríamos nada mais do que hipócritas.
Aproveitemos este sentimento e vamos à luta, o momento é este, não podemos nos calar nem ficar parados.

De um colega para os demais.
Prof. Adécio Lopes

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ASSEMBLEIA REGIONAL DELIBERA PELA CONTINUIDADE DA GREVE EM 19-05-11








NOTA À POPULAÇÃO


A Regional do SINTE de Caicó, no uso de suas atribuições legais e estatutárias comunica a toda sociedade que em assembleia geral extraordinária, realizada no dia 19 de maio de 2011, os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino, deliberam pela continuidade do movimento grevista. Ao mesmo tempo convoca todos os trabalhadores em educação para participarem da seguinte programação:



  1. Ato público e panfletagem a serem realizados no dia 21/05/2011 – sábado, nos cruzamentos das Av. Seridó com Cel Martiniano, em Caicó, a partir das 8 horas;

  2. Mobilização na 10ª DIRED, a ser realizada no dia 23 de maio de 2011- segunda-feira, a partir das 9 horas;

  3. Caravana para mobilização em frente à Governadoria, em Natal, no dia 26/05/2011, ligar para a Regional do SINTE, no telefone (84)34172465, até o dia 25/05/2011.

  4. Assembleia Geral da categoria no município de Parelhas, no dia 20/05/2011, a partir da 9 horas, no CAIC;

  5. Assembleia no município de Equador no dia 23/05/2011.

  6. Assembleia no município de São João do Sabugi, no dia 24/05/2011.

Organizados seremos fortes o suficiente para garantirmos as conquistas dos nossos direitos, contamos com a participação de todos.




Caicó – RN, 19 de maio de 2011



Usuários do Orkut aderem cada vez mais à comunidade do Sinte

A comunidade no Sinte-RN no Orkut cresce diariamente. Já são mais de 500 usuários conectados e discutindo constantemente assuntos relacionados à categoria. O objetivo do ambiente é reunir Trabalhadores da Educação em um local aberto ao discurso, ao livre debate de ideias, bem como servir como espaço de confraternização entre os usuários.
A utilização das redes sociais digitais pelo Sindicato faz parte da preocupação do Sinte em ampliar cada vez mais o espaço de luta e estimular a interação entre o Sindicato e os trabalhadores. Toda a comunidade, no entanto, que tenha uma preocupação direta ou indireta com o ensino público no RN, pode participar desse ambiente e ajudar a pensar uma Educação melhor para todos. Para fazer parte da comunidade acesse: http://www.orkut.com.br/Community?cmm=39134828
Fonte: SINTE/RN

Discurso de Agripino é contrário ao verdadeiro papel do Estado

O senador José Agripino afirmou que se o Governo atender às reivindicações do Sinte o Estado irá quebrar. Para quem participou das duras campanhas salariais feitas durante a gestão de Agripino, quando ele era governador do RN, não há espanto.
Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, o discurso do parlamentar é coerente com a sua ideologia e com sua concepção de Estado. Segundo a dirigente, José Agripino anda na contramão do real papel Estado, que é prover a população de acesso a direitos sociais.
“É absolutamente compreensível essa atitude do senador, principalmente se levarmos em consideração a sua visão de classe e de relacionamento com os conflitos. Esse discurso é ainda mais compreensível se considerarmos o conteúdo programático dos Democratas.”, disse a dirigente.

Fonte: SINTE/RN

Resposta do governo ao movimento grevista é o silêncio

Desde o início da Greve dos Trabalhadores em Educação do Estado, a governadora Rosalba Ciarlini evita discutir as reivindicações com a categoria. Sua resposta aos pedidos dos trabalhadores é o silêncio. Para a direção do Sinte, essa é apenas uma forma encontrada pela gestora para se eximir da sua responsabilidade.
Segundo a coordenadora geral do Sinte, que milita no movimento sindical desde 1979, a atitude da governadora é mais um entrave à resolução do impasse. “Ela silencia para não responder à população quanto é que o Estado investe nos trabalhadores que realizam o principal serviço a que a população tem direito. Mas esse silêncio não é uma boa estratégia. Ele irrita e instiga cada vez mais o movimento.”, disse.

Fonte: SINTE/RN

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescente

Instituído pela Lei Federal No. n. º 9970/00. Essa data foi escolhida para lembrar um crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o "Crime Araceli", ocorrido em 1973, em Vitória-ES. A menina, que tinha oito anos, foi espancada, violentada e assassinada e os culpados pelo crime não foram punidos. A violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno que ocorre em todas as classes sociais e em escala mundial. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que, todos os anos, cerca de um milhão de crianças são vítimas de violência sexual no mundo. Ter um dia no calendário nacional para destacar a temática da violência sexual serve principalmente para lembrar que todos somos responsáveis pela segurança de crianças e adolescentes. O silêncio de parentes, amigos e vizinhos é o principal aliado de quem comete estes crimes. Disque 100 Para incentivar as denúncias dos casos de violência sexual, foi criado o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O serviço é coordenado e executado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), em parceria com a Petrobras e o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria).

Fonte: http://groups.google.com/group/defenda_criancasbahaisdoira/web/dia-nacional-de-combate-ao-abuso-e-explorao-sexual-de-criana-e-adolescente

Por esse motivo, a Câmara de Caicó promove nesta quarta-feira, 18 de maio, um ciclo de palestras com o tema “Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente – Show pela Vida, Contra a Violência”. O evento terá início às 19h30, no plenário do Poder Legislativo caicoense.

PARTICIPE!

terça-feira, 17 de maio de 2011

II Festival de Música Estudantil de Caicó

Já está definida a data para o II Festival de Música Estudantil de Caicó. Será no próximo dia 28 de maio às 18:30 h no Complexo Turístico da Ilha de Sant’Ana.
O festival terá duas categorias: Individual e Banda.
O concurso é uma organização de Rogério Queiroz, o Rogério do Castelo.
Este ano o festival terá o apoio do Deputado Estadual Vivaldo Costa e do Testinha do Projeto “Bom de Bola, Bom na Escola”.
Os interessados em se inscrever ou obter maiores informações devem ligar para os telefones (84)8807-4642/9638-1503/9963-5758 e falar com Júnior Almeida, Rogério Queiroz e Francinildo.

DIVULGUEM

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR

Ofício Circular nº 11/2011 Natal, 13 de maio de 2011

Senhor(a) Diretor(a),

Vimos solicitar de Vossa Senhoria a divulgação e estímulo à participação das escolas da rede pública, jurisdicionada a essa Regional de Educação das atividades abaixo relacionadas:
1. Prêmio construindo a nação 2011
Objetivo: Reconhecer e dar visibilidade às boas práticas sociais voltadas a temas de cidadania, desenvolvidas em escolas que beneficiem as comunidades do entorno.
Público alvo: alunos das escolas públicas do Ensino Fundamental, Médio e EJA
Organização: Fundação Volkswagen e Confederação Nacional da Indústria / SESI / RN, apoiado pelo CONSED.
Maiores informações: http://www.institutocidadania.org.br/projetos/construindo_a_nacao

2. Formação Inicial Presencial de Professores da Rede Pública de Educação Básica – PARFOR- Presencial
Período de inscrição: 02 a 22 / 05 / 2011.
Objetivo: garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica tenham a formação exigida pela LDBEN, bem como promover a melhoria da qualidade da Educação Básica.
Cursos ofertados:
Primeira licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da Ed. Básica que não tenham formação superior;
Segunda licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da Ed. Básica, há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial.
Formação pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública da Ed. Básica.
Maiores informações: freire.mec.gov.br
Em caso de dúvidas: 0800 616161, opção 7 ou enviar email para parfor@capes.gov.br


Atenciosamente,

Tânia Maria Leiros Cunha Cavalcanti
Coordenadora de Desenvolvimento Escolar
Mat. nº 129.426

Ilmo(a) Sr(a) Diretor(a) da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, 15ª e 16ª DIRED

MEC oferece curso online para técnicos administrativos das escolas

Estados e municípios têm prazo até o dia 31 para inscrever funcionários de escolas públicas no Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário). O programa oferece curso de educação a distância em nível médio a trabalhadores que exercem funções técnico-administrativas nas escolas de educação básica das redes públicas estaduais e municipais.
A formação compreende as habilitações em secretaria escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e meio ambiente e infraestrutura escolar. Cada uma delas é composta por seis módulos de formação pedagógica e dez de formação específica. Como cada módulo equivale a 60 horas, chega-se a um total de 360 de formação pedagógica e 600 de formação específica. A essas 960 horas dos módulos somam-se 300 de prática profissional supervisionada. Ou seja, 1.260 horas de curso.
De acordo com a diretora de fortalecimento institucional e gestão educacional da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Maria Luiza Martins Alessio, a formação fortalece a integração dos funcionários como educadores e permite a participação qualificada na gestão democrática da escola. Ela também destaca a possibilidade de fortalecimento da política de valorização dos profissionais da educação, que tiveram as diretrizes da carreira estabelecidas recentemente pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
Para a adesão ao Profuncionário, as unidades da Federação devem atender 70% da rede municipal de ensino e 30% da estadual. A inscrição pode ser feita no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).
Mais informações sobre o curso no endereço eletrônico do Profuncionário ou pelos telefones 61 2022-8370, 2022-8369 e 2022-8449.
Fonte: Portal MEC

Não existe nenhuma audiência agendada para o dia de hoje(17/05) entre a direção do SINTE e a Casa Civil do Estado

Direção do SINTE e os trabalhadores em educação da rede estadual em greve desde o último dia 02 de maio foram surpreendidos no início da manhã desta terça-feira (17). Com uma reportagem em um veiculo de comunicação da capital do estado, quando na reportagem era anunciado que estava agendada mais uma rodada de negociação entre o governo estadual e a direção do SINTE. De acordo com Janeayre Souto, diretora de Organização do SINTE, essa foi uma falsa informação plantada pela impressa no estado. Ao tomar conhecimento dessa informação a direção se dirigiu para a SEEC e para o gabinete civil do estado em busca da confirmação dessa audiência e para surpresa de todos não existe nada.
Até agora o governo não se dispõe a apresentar nenhuma proposta de negociação, por parte do governo estadual.

Fonte:Janeayresouto.com.br

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Trabalhadores em Educação da rede estadual fazem assembleia

Os professores e demais servidores da rede de ensino do Estado se reunirão nesta quinta-feira (18) para discutir a Campanha Educacional e Salarial e definir novos rumos para a greve. A assembleia será realizada às14h30 na Escola Estadual Winston Churchill.

SINTE recebe apoio da população

Em todo o RN não se fala em outra coisa senão na greve, já consolidada em toda a rede de ensino. “Os estudantes continuam a afirmar apoio à luta.”, disse a coordenadora do Sinte, Fátima Cardoso. A dirigente afirma que tem recebido apoio da sociedade por onde passa. “Até dentro de supermercados as pessoas se dirigem para darem sua força. E a pergunta de quem nos aborda é sempre a mesma: o governo ainda não apresentou proposta?”, disse.

Fonte: SINTE/RN

domingo, 15 de maio de 2011

Hoje é o Dia do Professor Aposentado

Mais que um profissional dedicado, o professor é também um amigo, o pai de nosso segundo lar; mesmo saindo de cena, não deixará de ser lembrado.

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES APOSENTADOS DO BRASIL!

Novo Plano Nacional de Educação tem 20 metas; 4 são ligadas à valorização do professor

O ministro da Educação, Fernando Haddad, entregou nesta quarta-feira, 15, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação (PNE) que irá vigorar na próxima década. O documento de 14 páginas estabelece 20 metas a serem alcançadas pelo país até 2020. Cada uma delas é acompanhada de estratégias para que se atinjam os objetivos delimitados. Algumas determinações já foram previstas em leis aprovadas recentemente ou fazem parte do PNE ainda em vigor.
Pelo menos 20% das metas tratam diretamente da valorização e formação dos profissionais do magistério. Entre elas, a garantia de que todos os sistemas de ensino elaborem planos de carreira no prazo de dois anos, que todos os professores da educação básica tenham nível superior e metade deles formação continuada com pós-graduação com a previsão de licenças para qualificação. O PNE ainda determina que o rendimento médio do profissional da educação não seja inferior ao dos demais trabalhadores com escolaridade equivalente.
O plano inclui metas de acesso à educação infantil, ensino médio e superior. Ele reafirma a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada neste ano que determina a universalização da pré-escola até 2016 e acrescenta que 50% das crianças de até 3 anos devam ter acesso à creche até 2020, patamar que já estava apontado no atual PNE mas não foi atingido. Hoje, esse atendimento é inferior a 20%.
No ensino superior, o PNE estabelece que 33% dos jovens de 18 a 24 anos estejam matriculados nesta etapa hoje esse percentual é inferior a 15%, longe da meta de 30% que havia sido estabelecida no plano aprovado em 2001. Considerando toda a população, a taxa de matrícula deverá atingir 50% até 2020. No ensino técnico a matrícula deverá ser duplicada. O plano também determina que se atinja a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores.
Outra meta é que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade e o analfabetismo na população com mais de 15 anos erradicado até o fim da década essa última também já estava prevista no PNE em vigor, mas a taxa ainda é de 9,7%. A educação em tempo integral deverá ser oferecida em 50% das escolas públicas e os cargos de direção ocupados mediantes critérios técnicos e mérito. Hoje é comum que os diretores sejam indicações políticas das Secretarias de Educação.
O Ministério da Educação (MEC) também incluiu no documento as metas de crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que funciona como um termômetro da qualidade da educação. Até 2021, o País deverá atingir média 6 em uma escala de 0 a 10 em 2009 a nota foi 4,6. Como Haddad já havia adiantado, o plano inclui a meta de investimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) na área.
O presidente Lula encaminhará o projeto de lei ao Congresso Nacional que começará a discussão do texto na próxima legislatura. A previsão é que o novo PNE possa ser aprovado até o fim do primeiro semestre de 2011.

Ministra discute Diretos Humanos em Natal

A Ministra-Chefe, Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, profere conferência em Natal. O evento é realizado pela UFRN e ocorre na próxima sexta-feira (20), às 15h, no auditório da reitoria, no campus Central. O tema da discussão será “Os desafios da implementação do PNDH-3 para a consolidação dos Direitos Humanos no Brasil”. A conferência é aberta ao público em geral.
Na ocasião serão exploradas questões como exploração sexual; tráfico de seres humanos; homofobia; violência institucional (impunidade); execução penal; Comissão da Verdade e a efetivação dos planos de educação em direitos humanos, particularmente no Rio Grande do Norte.

Fonte: SINTE/RN

SINTE realiza Congresso

O 13º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação Pública do RN já começou a ser preparado pelo Sinte. Este ano, o tema será “PNE - A visão dos (as) Trabalhadores (as) em Educação”. O Congresso acontece de 7 à 9 junho de 2011, no Praiamar Hotel, em Natal. Participe!

Professores do Instituto Kennedy aderem à greve

Os professores formadores do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP) também estão em greve. De acordo com a direção do Sinte, a decisão foi tomada a partir da declaração do Governo – de não poder atender às reivindicações da categoria. Os trabalhadores aderiram ao movimento na tarde da última quinta-feira (12/05).

terça-feira, 10 de maio de 2011

AGENDA DOS DIAS 10 E 11 DE MAIO

Hoje dia 10/05 - as Diretoras da Regional do SINTE de Caicó Maria Mariz, Lúcia de Fátima e Socorro Freitas, estão nesse momento, ns horários de 9 às 11 horas em Serra Negra do Norte, realizando assembleia com a categoria de Trabalhadores em Educação e mobilizando a rede mnicipal de ensino deste municípios para paralisarem suas ativdades no dia 11/05 - quarta-feira, puxada pela CNTE em defesa do PNE e do PSPN.
Vamos todos a luta companheiros(as).
À tarde a partir das 15h esta mesma equipe estará em São José do Seridó. Com exceção de Maria Mariz e João Assis que estarão em Jardim do Seridó para articiparem de audiência com o prefeito daquela cidade, o Núcleo do SINTE e a Regional.
DIA 11/05 - QUARTA-FEIRA nós da Regional do SINTE de Caicó estamos convocando todos os TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO das redes Estadual e Municipal de Ensino da circunscrição desta Egional pra PARAREM suas atividades em defesa do Piso Salarial e Aprovação no Congresso do novo PNE.
Todos podem acessa o sitio da CNTE e realizarem suas discussões no seu local de trabalho.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

ASSEMBLEIA DE JARDIM DO SERIDÓ E PARELHAS

Atividade realizada no dia 03 de maio, às 15 em Jardim do Seridó e às 16 em Parelhas. As categoria em face da mobilização realizada no mês de abril/11, já haviam definido, se a assembleia estadual deliberasse por uma greve teria a adesão dos trabalhadores em educação, então os membros do comando de geve foi apenas consolidar a adesão no dia 03/05/11. Veja as fotos de Parelhas e JS, respetivamente. Deixamos aqui nosso abraço a todos os trabalhadores em educação dos 02 municípios, especialmente a Edna - JS, Gilson e Jurglávia - Parelhas.












PARELHAS

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Calendário de atividades da greve:

09/05 (Segunda-feira) - Plenária de organização da greve, às 9h, na Escola Estadual Winston Churchill. Toda a categoria deve estar presente.



CALENDÁRIO DE AÇÕES DA GREVE
NÍVEL ESTADUAL

Dia 10/05/2011- (Terça Feira).
9 h - Audiência sobre a Educação do RN, na Assembléia Legislativa.
Às 15h, audiência com os (as) Deputados(as) e Presidente da Assembléia Legislativa
Assunto: Negociação Governo e SINTE/RN

Dia 11/05/2011- (Quarta feira) Parada Nacional
Assembléia: Praça Gentil Ferreira, às 14 horas, com caminhada pelo Alecrim e panfletagem

Dia 12/05/2011- (Quinta Feira)
7h - Arrastão na SEEC
15h - Concentração e caminhada no bairro Dix Sept Rosado

Dia 13/05/2011- (Sexta-feira)
9 h- Reunião com Diretores de Escola para tratar da participação dos professores Seletivos e Estagiários.
9h- Instalação do Fórum Estadual em Defesa da Educação do Rio Grande do Norte
Local: Auditório da Escola de Música da UFRN

Dia 18/05/2011- (Segunda-Feira)
14h Assembléia Geral da Categoria.

NA PLENÁRIA FOI APROVADA NOTA DE REPÚDIO À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PELA NOTAS QUE VÊM SENDO VEICULADAS NA IMPRENSA, E PELA RESPONSABILIDADE QUE ESTE SINDICATO TEM PARA COM A EDUCAÇÃO PUBLICO DO RN.

RECOMENDAÇÕES PARA AS REGIONAIS.
A Plenária ainda encaminhou que as Regionais devem fazer caravanas e romarias até as Direds, reafirmando a pauta de Reivindicações.

CALENDÁRIO DE AÇÕES DA GREVE
NÍVEL REGIONAL
09/05 - segunda-feira: Participação na Plenária Estadual e definição da agenda da semana; 09h – Reunião dos Trabalhadores em Educação de Ouro Branco; produção de nota para Rádios e Carro de Som.
10/05 - terça-feira: 09h – Assembleia em Serra Negra; 15h – assembleia em São José do Seridó e Audiência com o Prefeito de Jardim do Seridó.
11/05 - quarta-feira: Parada Nacional em defesa do PNE e PSPN.
12 e 13/05 – falta definir agenda.
18/05 - segunda-feira: Participação em Assembleia Estadual em Natal.
19/05 - terça-feira: Assembleia Regional, às 9h, no Salão de Eventos do CDS.

Presidente da CNTE convoca educadores para mobilização nacional

Dia 11 de maio, participe da Paralisação Nacional pelo PNE, o Plano Nacional de Educação que o Brasil quer e pelo piso para todos e todas.

Fonte: CNTE

Greve atinge quase todo o Estado

Do interior à capital a greve vai se consolidando. Em Natal, 85% dos trabalhadores em educação aderiram à mobilização. Mossoró e a regional de João Câmara têm 80% da categoria unida à luta. Esses números são seguidos pelos das demais regionais como a de Currais Novos (80%); as de Canguaretama e de Açu (75%, cada); e a de Umarizal (70%). Os números das demais regionais deverão ser contabilizados até este quinta-feira (5). O objetivo da direção do Sinte é que até a sexta-feira, 90% da rede estadual esteja paralisada.

SINTE/RN

Secretária de Educação afirma que não negocia em greve

Durante entrevista concedida ao Jornal Bom Dia RN, a secretária de Educação do estado, Betânia Leite Ramalho, afirmou o posicionamento do governo sobre a greve: não haverá negociação. Em nota publicada no Diário de Natal, o governo diz que a greve está acontecendo num momento inoportuno.
Para a coordenação geral do SINTE/RN, “inoportuno é se pedir mais 120 dias para dar uma resposta”. O SINTE/RN diz ainda que a categoria já teve muita paciência, principalmente ao comparar os trabalhadores em Educação com outras categorias como a dos médicos, que recepcionou o novo governo com paralisações.
“Os profissionais da Educação esperavam não só serem recebidos pelo governo. Eles esperavam que o governo apresentasse uma proposta para resgatar os salários dos professores no mesmo nível das tabelas salariais das outras categorias.”, disse a coordenação do SINTE/RN. Outro anseio da categoria, como lembra a coodenação do SINTE/RN é o pagamento da primeira parcela do Plano de Carreira dos funcionários com efeito retroativo a janeiro.

Fonte: SINTE/RN