Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de julho de 2011

SINTE toma as primeiras medidas pós-greve

Na última quinta-feira (21), a direção do SINTE enviou ofício para o Governo do Estado e para a Secretaria de Educação para formalizar a suspensão da greve. Além disso, o documento tratou dos seguintes pontos:
-Estruturação do documento geral com todos os compromissos do governo;
-Calendário de reposição de aula adaptado pelo Conselho de Escola;
-Instalação imediata da comissão que tratará do projeto de lei de Revisão do PCCR do Magistério;
-Instalação da mesa permanente de negociação que tratará do escalonamento dos pagamentos atrasados;
-Instalação do Fórum;
-Solicitação da retomada da discussão acerca das retaliações do governo ao movimento paredista.
Fonte:SINTE/RN

quinta-feira, 21 de julho de 2011

G R E V E

Em assembleia realizada na manhã de hoje(21/07), no salão de eventos do CDS, os professores da região do Seridó resolveram suspender a GREVE, mas a volta as aulas na cidade de Caicó só acontecerá no dia 01/08(segunda-feiraS, após a Festa de sant’ana.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

ASSEMBLAEIA DIA 21/07/11

Hoje dia 20 de julho de 2011, a Direção Estadual do SINTE, junto com deputados estaduais, senadores e deputados federais realizam junto ao governo Paulo de Tarso (Chefe da Casa Civil) rodada de negociação.

A assembleia estadual acontecerá aindo hoje dia 20 às 16 horas em Natal, a Regional do SINTE de Caicó estará sendo representada nesta assemblaeia pela coordenação geral.

Amanhã dia 21/07/11 - quinta-feira, apartir das 9 horas no Salão de Eventos da Prevocacional, estaremos realizando nova assemblaeia para deliberarmos sobre os rumos do nosso movimento grevista.

CONTAMOS COM A PRESENAÇA DE TODOS - sede e municípios da circunscrição da Regional de Caicó. Até lá.

terça-feira, 19 de julho de 2011

SOBRE A GREVE E AS AMEAÇAS DO GOVERNO AOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO

Saudações a todos.
Ontem estive presente em mais uma das assembléias do movimento grevista dos professores do estado do RN. Confesso que foi uma das situações que me fizeram confiar mais ainda no poder popular e na capacidade da coletividade, quando unida, em lutar e questionar. Como diria um amigo meu sociólogo, ninguém é tão bom como todos nós juntos.
Os representantes da categoria ali presente decidiram “só deixar o movimento no último pau-de-arara”, deixando bem claro que o “risco que corre o pau corre o machado” – estou transcrevendo fala dos colegas. Isso tudo que estou falando pode ser verificado por todos, afinal as assembléias vêm sendo transmitidas em tempo real pela internet. Para todos os presentes ficou claro que as ameaças do governo são infundadas, sendo uma tentativa de amedrontar a categoria. Todos nós sabemos que o governo estadual nunca teve muito interesse em dar aquilo que nos é devido em termos de direitos – não falo nem de melhorias no plano geral, falo de direitos nossos assegurados por leis estaduais que versam sobre o plano de carreira do funcionalismo estadual, que determinam as promoções e mudanças de nível e que há muito tempo processos nesse sentido estão parados.
Agora, sabemos também que o estado não tem, nem querendo, como da noite para o dia conseguir mobilizar seus funcionários, acostumados ao marasmo da burocracia pública para agora fazer todo o apanhado necessário a essa represália de corte de pontos e etc.. Até porque, a maioria dos diretores não está se curvando aos ditames do governo, não estão mandando os nomes. E sobre o fato de uma possível demissão em massa o advogado do Sinte/RN foi muito claro: “vocês gozam do direito de estabilidade, um direito constitucional, e ainda mais, vocês têm o direito de estar em greve, pois esta foi decretada abusiva, e não ilegal, como estão falando por ai. Portanto, sobre essa questão de demissão não se deveria nem sequer estar discutindo aqui”. Informou também que o Sinte recorreu na justiça da decisão do governo e deixou claro que vai a todas as instancias, inclusive ao Supremo Tribunal Federal.
Pois é meus amigos, quando eu dizia que os professores não estavam brincando o pessoal não acreditava. O governo na verdade está com medo das sanções com relação a ele sobre os prejuízos do ano letivo e por isso está atirando para todos os lados para ver se assusta os professores, mas o tiro está sim saindo pela culatra e a vitória é aquele lugar que nos espera depois do horizonte. E o movimento dos professores hoje é inclusive ponto gerador de discussão com relação ao judiciário e o executivo deste estado.
Coloquemos também que os estudantes estão do nosso lado. Mais de uma centena de estudantes da Escola Estadual Floriano Cavalcante, de Natal, estão acampados na governadoria em apoio aos professores e ao Movimento Levante do Elefante, em protesto ao governo Rosalba, como também alunos de outras escolas e alguns professores.
Portanto, meus camaradas, nós não temos de que ter medo, até porque sem salário nós já vivemos há muito tempo. E sobre o medo, esse nosso companheiro inseparável, devemos vencê-lo, pois nada adianta na vida ter vivido sem sentido, sem ter feito aquilo nós achamos correto e acreditamos. “Antes que venham os maus dias e cheguem os anos dos quais dirás: não tenho neles prazer; (...) antes que rompa o cordão de prata, e se despedace o corpo de ouro e se quebre o cântaro junto à fonte” (ECLESIASTES, 12), nos sintamos vivos para lutar e resistir.
Um abraço a todos.
Adaécio Lopes
Veja também no blog: www.aosvivosdailhadailusao.blogspot.com

A GREVE CONTINUA NA REGIONAL DE CAICÓ

Em assembleia realizada hoje(19/07), no Salão de Eventos do CDS, os trabalhadores em educação da regional do SINTE de Caicó, decidiram por unanimidade continuar com o moviemto grevista.

GREVE:Negociações avançam

Pela primeira vez, desde o início da greve dos professores da rede estadual, o Governo do Estado está prometendo discutir a revisão do Plano de Carreira do magistério que foi fruto de negociação com o governo anterior e que faz parte de um projeto de lei que estava em tramitação na Assembleia Legislativa. A revisão do plano foi o principal assunto da reunião de ontem do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN) com o secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes. A revisão do plano, que é o principal ponto da pauta de reivindicações da categoria, poderá pôr fim à greve dos professores, que já dura 78 dias. Uma nova rodada de negociação acontece na próxima quarta-feira, em horário ainda a ser confirmado.
Em nota distribuída à imprensa, Paulo de Tarso Fernandes disse que o governo estudará essa questão pensando nos alunos norte-rio-grandenses e dentro dos critérios de responsabilidade financeira e de cumprimento da lei. "Levaremos à discussão interna o reajuste de toda tabela do plano de magistério. A governadora Rosalba Ciarlini está disposta a dialogar e agir dentro dos critérios de conciliação".
Para a presidente do Sinte/RN, Fátima Cardoso, a reunião de ontem foi muito amistosa e a promessa da revisão do Plano de Carreira deverá realmente acalmar os ânimos da categoria e pôr fim à greve. "Essa é a nossa principal proposta que o governo até então nem discutia. Criamos agora uma nova expectativa para a reunião de quarta-feira, pois a gente espera que o governo não tome o caminho da retaliação ao movimento para que a educação não fique mais ainda prejudicada".
Durante a reunião, os professores apresentaram uma proposta de aplicação dos 34% em três parcelas iguais a começar em julho, aplicação de 21,76% no mês de janeiro de 2012, escalonamento até junho de 20112 da tabela salarial reivindicada pelo Sinte e escalonamento dos retroativos.
Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 15 de julho de 2011

DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA DO DIA 15-07-11



"A GREVE DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO RN, COMEÇOU AGORA", com este sentimento os Trabalhadores em Educação da Rede Estadual de Ensino da circunscrição da Regional do SINTE de Caicó, deliberaram por unanimidade a continuidade do movimento grevista.
DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA:
  1. Enviar caravana a assembleia estadual que acontecerá no dia 18/07/2011, em Natal;
  2. Realizar nova assembleia em Caicó, no dia 19/07/11 - terça-feira, a partir das 9 horas, no Salão de Eventos da Prevocacional.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Tribunal de Justiça diz que greve é ilegal

O Tribunal de Justiça do RN julgou a greve dos Trabalhadores em Educação do Estado e decidiu, por unanimidade, que o movimento é ilegal. A direção do Sinte estava presente e decidiu defender a manutenção do movimento. O Sindicato realizará assembleia com a categoria nesta quinta-feira (14). O encontro será no Winston Churchill, às 9h.

Fonte: SINTE/RN

Estudantes de Mossoró se juntam a movimento

Após desocupar a Dired, grupo é recebido por secretário e reforça acampamento em frente à Governadoria
Um dia após acampar em frente à Governadoria, no Centro Administrativo de Natal, o movimento "Levante do Elefante" recebeu o reforço de um grupo de 20 estudantes que ocupavam, desde junho, o prédio da Diretoria Regional de Educação (Dired) de Mossoró. Eles foram recebidos ontem, pela primeira vez, pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, que se comprometeu a marcar reunião, em 22 de julho, com estudantes, professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que estão em greve.
Paulo de Tarso informou que, além dele, deverão participar do encontro os secretários de Educação, Bethânia Ramalho, e Planejamento, Obery Rodrigues, além do procurador-geral do Estado, Miguel Josino. "A Dired foi desocupada de forma ordeira e pacífica. A pauta é a mesma dos estudantes, professores e técnicos da UERN. Pedem o descontingenciamento de 30% do orçamento da instituição", explicou. As reivindicações serão discutidas na reunião.
Apesar da sinalização positiva, o movimento "Levante do Elefante" promete continuar acampado em frente à sede do Poder Executivo. Agora, são quatro barracas e uma tenda armadas, totalizando cerca de 30 pessoas. Max Medeiros, do Comando Estudantil de Mossoró (Comem), explicou que a decisão visa a evitar que o governo volte atrás na decisão de negociar. "Como eles foram intransigentes até agora, a gente desconfia", disse.
Para um dos articuladores do "Levante", Dayvison Moura, o movimento fez o governo abrir o diálogo com os representantes da UERN. "Mas o impasse continua. Outros movimentos devem se juntar a nós esta semana", anunciou. A expectativa é que o número de acampados passe de 100, com a chegada de pessoas ligadas a outros segmentos
Fonte: Diário de Natal

terça-feira, 12 de julho de 2011

ASSEMBLEIA/PALESTRA

Deliberações da Assembleia Regional do dia 11/07/2011:

*Enviar equipe para participar da assembleia estadual do dia 14/07/11 em Natal;

*Realizar assembleia no município de Jardim de Piranhas dia 14/07/11, às 9h, na Escola Machado de Assis;

*REALIZAR ASSEMBLEIA/PALESTRA com o Professor Ronaldo Carlos, cujo tema: Motivação para a Construção da Habilidade Essencial, no dia 15/07/2011 - sexta-feira, a partir das 14 horas, no salão de eventos do CDS.

Em carta, estudante caicoense cobra respeito de Rosalba Ciarlini pela educação do RN

O aluno Sérgio Medeiros de Almeida, do 3ª ano da Escola Estadual Calpurnia Caldas de Amorim (EECCAM de Caicó), escreveu uma carta endereçada a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), clamando pelo fim da greve.
Sérgio Medeiros (foto) fala em nome de todos os alunos da escola, que estão aflitos com o risco de perderem o ano letivo, e espaço na grande concorrência por uma vaga na universidade, através do vestibular.
“Como vamos concorrer com quem está tendo aula, se estamos há quase três meses sem assistir nenhum conteúdo? A governadora coloca seu filho na escola particular, e nós não temos condições de fazer isso”, disse o estudante em entrevista à Rádio Caicó AM.
A carta diz o seguinte:
Excelentíssima Governadora do RN, Rosalba Ciarlini
Venho nesta carta, demonstrar minha indignação com o desrespeito com todos Norte-Rio-Grandense com respeito a educação do nosso Estado. Já não agüento mais esperar. Estou no terceiro ano do Ensino Médio, em pleno ano de vestibular, e não sei qual será minha situação e a de muitos estudantes do Estado e especialmente da minha cidade Caicó.
Minha escola a EECCAM é uma das mais prejudicadas, devido essa greve, pois nossas aulas começaram com mais de um mês de atraso, devido uma reforma feita na escola. É de se assustar a sua posição, com respeito à educação – a base de todas as demais profissões. Como a senhora governadora Rosalba Ciarlini quer ver um Estado como nosso RN crescer, se a base para o desenvolvimento de qualquer lugar, aqui não é vista como um bem precioso para toda a população?
É bom a senhora rever o seu passado, pois a senhora vai ver que as conquistas que teve ao longo de sua vida, foi graças a um simples professor, que ensinou o pouco que ele sabia, para que hoje a senhora estivesse onde está. Muitos não tiveram a oportunidade de estudar devido às condições e dificuldades que o passado os infligiram, mas hoje todos temos essa oportunidade.
Mas para que ela seja concretizada em vitórias (nossa vida de estudo), é preciso valorizar o precursor da transmissão do conhecimento para todos. Sei que se a senhora fizer sua parte, o nosso Estado não terá nenhum prejuízo com isso, pois o maior investimento que a senhora pode fazer para nosso RN crescer, é simplesmente valorizar os transmissores do conhecimento, o professor. Esse agente tão importante no crescimento de uma ação, colocando ao mesmo a educação como o ponto central de melhoramento e investimentos ao longo do seu mandato, como governadora do RN.
Escrito por Sérgio Medeiros de Almeida
Caicó (RN), 11 de julho de 2011

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A GREVE CONTINUA NA REGIONAL DE CAICO

Em assembleia realizada hoje (11/07), no são de eventos do CDS, os trabalhadores em educação da região do Seridó, decidiram por unanimidade a continuidade do movimento grevista por tempo indeterminado.

Proposta que garantiria recursos para os Planos de carreira é rejeitada

A bancada da governadora na Assembleia Legislativa rejeitou a proposta de emenda que garantiria recursos para implementação e correção dos Planos de Carreira. O projeto foi apresentado pelo deputado Fernando Mineiro, mas não foi acatado para o orçamento de 2012. Com isso, o governo Rosalba poderá repetir a atuação de 2011 no ano que vem, alegando falta de recursos para garantir a manutenção dos Planos.
O que significa dizer que o governo Rosalba em 2012 poderá fazer mais um jogo de cenas como está fazendo este ano.

Fonte: SINTE/RN

Governo trava conciliação em audiência com Desembargador

A diretoria do Sinte-RN participou de audiência de conciliação com representantes do Governo do Estado, na manhã da última quinta-feira. A audiência foi produto da negociação da assessoria jurídica do Sindicato junto ao desembargador Vigílio Macedo. De acordo com a coordenadora do Sinte-RN, Fátima Cardoso, a disposição de negociar dos representantes da educação, esbarrou na intransigência do governo Rosalba. “Foi muito ruim”, resumiu Fátima.
A direção do Sinte, representada por Fátima Cardoso, deixou claro na mesa, que os motivos de a categoria não ter aprovado a proposta inicial do governo, foram: o período da aplicação de setembro a dezembro; o não pagamento do retroativo a partir de abril e a exclusão do pagamento aos Funcionários ainda referente a primeira parcela do Plano e seu retroativo a janeiro.
Em vez de atender às reivindicações do Sindicato, os representantes do Governo deixaram no ar a ameaça de retirada da proposta já feita anteriormente. Em sua defesa diante do desembargador, eles relataram que o Estado aceita retomar a discussão do pagamento dos atrasados, de forma escalonada; afirmaram que o governo quer fazer a Revisão do Plano de Carreira do Magistério; reafirmaram a continuação da publicação das aposentadorias, pagamento da carga suplementar e a realização do Concurso Público.
Sobre a correção salarial para 2012, o governo se comprometeu em faze-la de acordo com a correção do Piso Nacional, no valor a ser divulgado pelo MEC e no mês previsto.
Para a direção do Sindicato, as ações relatadas são obrigações óbvias e devem fazer parte da rotina da administração do Estado, portanto não substituem as recessidades expostas na atual campanha salarial. Diante do impasse, o Desembargador decidiu levar o caso a julgamento no Pleno do Tribunal, na próxima quarta feira.
Quanto aos retroativos dos professores e funcionários, depois de encerrada a audiência, o Procurador do Estado falou ao jornal Tribuna do Norte que o retroativo pode até ser discutido, desde que considerando o mês de setembro. Os representantes do Sinte-RN solicitaram à Secretaria Betânia Ramalho, que retomasse essa questão apresentando como seria feito o pagamento.

Fonte: SINTE/RN

Sem acordo // Greve da Educação se mantêm

Dos oito pontos da pauta de reivindicação, o governo encaminhou solução apenas para o reajuste salarial que seria pago em quatro parcelas de setembro a dezembro deste ano. Além disso, o governo condiciona o reajuste salarial ao retorno imediato das atividades. O Sindicato dos Trabalhadroes em Educação (Sinte) aguarda para a hoje (11/07) uma nova proposta do governo para ser apresentada em assembleia aos professores,

Fonte: Tribuna do Norte.

terça-feira, 5 de julho de 2011

13° Congresso Estadual do SINTE teve a participação de apenas 393 delegados (as) credenciados.

Aconteceu no período de 28 a 30 de junho o 13° Congresso Estadual do SINTE, no Mardunnas Hotel(local de difícil acesso). Esse congresso foi um evento coordenado pela direção estadual do SINTE. Ele foi realizado a revelia da categoria que por duas vezes aprovou em assembléia o adiamento do mesmo para depois da greve.
Com relação ao estatuto foi deliberado entre outros pontos o seguinte:
• Criação da diretoria da Casa do Trabalhador em Educação;
• Criação da Diretoria de Organização do Educador Infantil;
• A realização do congresso do SINTE passa a ser de três em três anos;
• Alterou também a ordem das instancias de deliberação, o Conselho de Representante sai da segunda para a última instancia;
• O conselho fiscal passa a ser eleito no corpo da chapa que for eleita.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

PROGRAMAÇÃO DA PARADA NACIONAL NA REGIONAL DE CAICÓ

A CNTE iniciará no dia 6 de julho – suas atividades do dia nacional de luta – uma jornada nacional pela implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) associado à carreira e pela aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). O lançamento da Jornada Nacional com mobilizações e paralisação dos estados e municípios dia 06/07/11, marca o calendário de atividades a serem desenvolvidas pela entidade no segundo semestre. Desse modo, a Regional do SINTE de Caicó, no uso de suas atribuições legais e estatutárias adere ao calendário de lutas da CNTE e convoca todos os Trabalhadores em Educação da circunscrição desta Regional para no dia 06/07/2011 - quarta-feira, pararem suas atividades e participarem de um Seminário sobre o PNE, Piso Salarial e a valorização da carreira do Magistério, que a acontecerá a partir das 14 horas, no Salão de Eventos do CDS, tendo como palestrante a Profª Justina Iva, ex-presidenta da UNDIME, ex-secretária de educação do Município do Natal, consultora Educacional da Jiva Consultoria Educacional.

Contamos com a participação de todos.

CNE aprova Jornada Nacional

A CNTE iniciará no dia 6 de julho – como parte das atividades do dia nacional de luta da CUT – uma jornada nacional pela implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) associado à carreira e pela aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). A proposta foi aprovada em reunião do Conselho Nacional de Entidades (CNE) nesta sexta-feira em Brasília. O lançamento da Jornada Nacional com mobilizações e paralisação dos estados e municípios marca o calendário de atividades a serem desenvolvidas pela entidade no segundo semestre.
s sindicatos deverão organizar paralisações com manifestações e atos públicos no dia 6 de julho, reforçando a atual pauta de luta da Confederação: implementar o PSPN aplicado à carreira em todos os estados e municípios brasileiros e aprovar o PNE, contemplando os interesses da classe trabalhadora e da sociedade.
Essa foi a primeira reunião do Conselho Nacional de Entidades após o STF ter julgado a Lei do Piso constitucional. Os representantes das entidades apresentaram as dificuldades enfrentadas em seus estados para garantir o cumprimento da lei, uma vez que os gestores estão protelando o pagamento do valor do piso como vencimento inicial de carreira, sob a alegação de que não saiu o acórdão do STF.
Para a CNTE o valor do piso é R$ 1597,87
O presidente das CNTE, Roberto Leão, disse que é preciso continuar a luta política pela implementação do piso e, para tanto, será deflagrada uma campanha nacional no mês de agosto com esse objetivo. Leão reforçou que a CNTE orienta as suas entidades filiadas que lutam pela implantação do PSPN, que o processo de negociação com os governos inicie com o valor defendido pela Confederação, que é de R$ 1.597,87 como vencimento inicial na carreira.
A CNTE também reivindica o cumprimento integral da lei com 1/3 da jornada destinada para a hora atividade. O valor do Piso deve ser aplicado para as jornadas de trabalho que estão instituídas nos planos de carreira de estados e municípios.


Fonte:(CNTE, 17/06/11)

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O povo do RN e a Rosa

O povo votou na Rosa,
Achando a Wilma ruim,
O povo quebrou a cara,
A Rosa é mais ruim.
A Rosa indiferente,
Pra o povo tá nem ai,
O povo tá revoltado,
É greve, é greve sim!

Trabalhadores em Educação do Estado terão nova assembleia

A direção do SINTE convoca os trabalhadores em educação da rede estadual para uma nova assembleia no próximo dia 5 de julho. O encontro será realizado em Natal/RN, na Escola Estadual Winston Churchill, às 8h30.

Greves: prejuízos da queda de braço entre governo e servidores

Estudantes sem aulas há 2 meses e inquéritos policiais parados são apenas dois exemplos da situação.
Enquanto o impasse persiste e o Governo do Estado não chega a um acordo com os servidores estaduais que estão em greve há pelo menos dois meses, o saldo que fica são dezenas de serviços públicos prejudicados. Estudantes sem aulas há dois meses, inquéritos paralisados nas delegacias, recursos da ordem de R$ 5 milhões para agricultura familiar sem poderem ser destinados aos produtores rurais, além de projetos culturais sem funcionamento. Esse é apenas parte do cenário da máquina pública do Rio Grande do Norte atualmente.
O movimento atinge seis categorias:
Atualmente, seis categorias estão com suas atividades paralisadas. No caso da educação, a greve já chega a 64 dias. Além dos professores da Secretaria Estadual de Educação (Seec), estão em greve, no Rio Grande do Norte, Polícia Civil, servidores do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Fundação José Augusto (FJA), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e técnicos da Secretaria Estadual de Tributação (SET).

"Paralisações são justas", defende cientista político
O cientista político e professor da UFRN Homero Costa defende os movimentos grevistas em curso no Estado, mesmo que representem prejuízos aos estudantes da rede pública ou às investigações criminais, como é o caso, respectivamente, das paralisações dos professores e policiais civis. "Qualquer greve tem custos políticos e sociais. Se o argumento usado para minimizá-la for o prejuízo causado à população, jamais vai haver greves. Elas são justas porque fazem parte das lutas das categorias e cabe ao governo negociar para evitar maiores prejuízos à população", analisou.
Fonte: Diario de natal

Deputados insistem para o governo retomar negociação

Mesmo diante da posição do secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, de condicionar a negociação com o funcionalismo público estadual ao término das greves, os deputados da Assembleia Legislativa (AL) insistem em uma resposta breve do governo Rosalba Ciarlini (DEM) às propostas enviadas pelos servidores. Na sessão da última quarta-feira (29), o presidente da AL, deputado Ricardo Motta (PMN), comunicou aos servidores que se encontravam nas galerias do plenário que Paulo de Tarso Fernandes havia acenado no sentido de externar um posicionamento do governo nos primeiros dias do mês de julho. O encontro de Tarso com os parlamentares ocorreu na sede da própria Assembleia, mas logo após ele adiantou à TRIBUNA DO NORTE que face à falta de propostas novas não havia outra saída para o governo que não aguardar o retorno dos funcionários aos respectivos trabalhos.
As declarações do secretário foram comentadas ontem de maneira comedida pela bancada governista, mas a oposição, especialmente o deputado Fernando Mineiro, criticou o secretário. "Esse governo é imperial, fechado, não aceita opinião, sugestão, nem dos seus próprios aliados", afirmou o petista.
Ricardo Motta adotou um tom mais conciliador ao afirmar que a Assembleia se propôs a colaborar para criar um ambiente prooício ao diálogo entre governo e servidores. "A Assembleia Legislativa não tem poder decisório nesse processo, nós temos poder sugestivo de tentar conciliar, de tentar convergir e isso foi feito. Nos reunimos com a equipe do governo, posteriormente com os sindicatos, e ficou definido que na próxima semana ele [o secretário do Gabinete Civil] iria entrar em contato para dar uma posição definitiva. Estamos aguardando", desetacou o presidente da Assembleia. Um documento com as propostas dos servidores foi entregue por Motta à Paulo de Tarso durante o encontro.
O líder do governo na Assembleia, deputado Getúlio Rêgo, defendeu a posição do secretário do Gabinete Civil. Ele destaca que tal discurso reproduz o entendimento já manifestado recorrentes vezes pelo governo. "Não é nenhuma novidade e não é há nenhuma surpresa nisso. É lógico que nós, como agentes políticos, vamos continuar tentando abrir espaço para negociação, e acredito que haverá da parte das lideranças sindicais também a consciência de que em função das dificuldades do estado tem que haver colaboração para que o diálogo tenha resultados positivos. Nós temos confiança de que isso possa acontecer", finalizou o deputado do DEM.
Fonte:Tribuna do Norte