Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

UFRN promove Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação



O Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza entre os dias 7 e 9 de novembro, o I Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (I ENAPPE), que terá como tema Diversidade e Qualidade em Educação.
O I ENAPPE vai reunir docentes, profissionais e alunos da graduação e pós-graduação da área em um debate sobre as temáticas educacionais contemporâneas. As inscrições e a submissão de trabalhos podem ser realizadas até esta segunda-feira, 10, através do site http://enappe.ce.ufrn.br/.
O evento possibilita diálogos entre saberes produzidos em diferentes contextos pedagógicos. A proposta é envolver pesquisadores e profissionais que atuam em diferentes regiões do país, possibilitando um espaço de socialização de estudos, pesquisas e relatos de experiências e práticas educativas na educação básica e no ensino superior.
O encontro está vinculado às ações de ensino, pesquisa e extensão e de formação continuada de professores da UFRN, estabelecidas na Rede Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica do Ministério da Educação.

Editora da UFRN disponibiliza obra de Câmara Cascudo para o Vestibular



O livro Crônicas de origem, de Câmara Cascudo, está disponível na livraria da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN). Para atender a todos os pedidos, foram reimpressos 1.500 exemplares, com preço de R$ 10. A livraria está localizada no Centro de Convivência Djalma Marinho, no Campus Universitário.
O livro foi o primeiro a ser lançado na versão e-book, por ser uma obra de referência para o vestibular da UFRN.
Os visitantes da XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), que neste ano acontece de 23 a 27 de outubro, poderão consultar a obra em cinco tablets que estarão disponíveis no estande da EDUFRN.

Inscrições abertas para VI Colóquio Internacional de Ciências Sociais



O Departamento de Ciências Sociais (DCS) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promovem o VI Colóquio Internacional de Ciências Sociais, com a temática “O mundo contemporâneo: crises, rupturas e emergências”.
O evento acontece entre os dias 8 e 10 de outubro de 2012 no auditório da Reitoria da UFRN, e as inscrições para participar já estão abertas. Ao interessado, basta acessar o link https://sites.google.com/site/cicsufrn6/inscricoes e seguir as instruções citadas.
Dentro da programação do Colóquio estão inclusas atividades como mesas-redondas com profissionais da área, além da realização do V Ciclo de Estudos em Ciências Sociais (CESO), com apresentação de trabalhos previamente inscritos.
O principal objetivo do VI Colóquio Internacional de Ciências Sociais é interpretar e debater as mudanças de caráter econômico, político, social e cultural em curso na contemporaneidade, procurando compreender as perspectivas e os desafios que emergem nesse momento na sociedade mundial.
O colóquio conta com o apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e do CAPES.

Inscrições para Mestrado em Meio Ambiente da UFRN começam em Outubro



O curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou o edital para o processo seletivo na área de Concentração Meio Ambiente, Cultura e Desenvolvimento.
As linhas de pesquisa que estão disponibilizando vagas para o processo seletivo são as seguintes: Estrutura, Funcionamento e Sustentabilidade dos Ecossistemas, 19 vagas; Cultura e Desenvolvimento, 2; e 5 vagas destinadas ao Programa de Qualificação Institucional da UFRN (PQI).
O período das inscrições vai de 1° a 25 de outubro, através do site www.posgraduacao.ufrn.br/prodema, sendo indispensável à apresentação de documentos na secretaria do PRODEMA.
Os documentos para validação da inscrição que devem ser entregues presencialmente são: formulário de inscrição preenchido, duas fotografias 3x4 recentes, cópia autenticada do diploma e do histórico escolar de graduação, Currículo Vitae, cópias autenticadas do RG, CPF, Título de Eleitor e Plano de Trabalho sobre tema da dissertação.

UFRN realiza III Encontro Natalense de Geógrafos em setembro



O Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio da Coordenação do Curso de Graduação e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia, promove de 26 a 29 de setembro o III Encontro Natalense de Geógrafos (III ENAG).
Serão realizados também, durante o Encontro, o III Seminário Nacional sobre o Papel do Geógrafo no Contexto Social Atual (III SPGEO) e o I Seminário Internacional sobre o Papel do Geógrafo no Contexto Atual.
Os eventos ocorrerão simultaneamente no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com palestrantes e debatedores brasileiros e estrangeiros.
Os trabalhos que serão apresentados no evento devem ser enviados até o próximo dia 7. As inscrições estão sendo realizadas via www.sigaa.ufrn.br, onde os interessados devem clicar em Extensão (menu à esquerda), em seguida em inscrição on-line e no III SPGEO.
Segundo os organizadores dos eventos, a proposta é integrar estudantes, professores e profissionais de Geografia e áreas afins, com o objetivo de discutir temas geográficos, como os eventos espaciais ligados a questões urbanas e regionais. Assim, diferentes segmentos acadêmicos e sociais debaterão o papel do geógrafo focando “A questão urbana e regional no cenário (inter) nacional”.
Com o intuito de trabalhar, discutir e problematizar esse tema central, os eventos vão contar com a participação de pesquisadores, conferencistas, palestrantes e debatedores provenientes de diversas universidades do Brasil e do mundo.
Mais informações pelos telefones (84) 3215 3570, (84) 3215 3571 e pelo e-mail spgeo.ufrn@gmail.com.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PARADA NACIONAL



DATA: 05 DE SETEMBRO DE 2012
Conheça os detalhes das principais bandeiras da PARADA:
Piso: cumprimento integral da Lei Nacional do Piso do Magistério (Lei 11.738), que estabelece atualmente o piso de R$ 1.451, o que ainda não é respeitado por vários estados e muncípios. Garantir o anúncio do reajuste do piso para 2012, o que não ocorreu, embora o Fundeb já tenha sido oficialmente divulgado.
10% do PIB: aprovação da destinação de 10% do PIB brasileiro para a educação até 2020. O ministro da educação, Aloizio Mercadante e a presidenta Dilma Rousseff, defendem a aplicação de 100% dos royalties do petróleo na educação para o cumprimento da meta.
PNE: aprovação integral no Senado do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10), já formulado e debatido por uma Comissão Especial. Atualmente o PNE enfrenta recurso, revendo a decisão da Comissão, que pretende levá-lo para votação na Câmara dos Deputados. A CNTE defende o cumprimento do acordo e a votação direta no Senado Federal.
Carreira: valorização do plano de carreira para os profissionais da educação. A CNTE já propôs diretrizes claras sobre o tema, disponíveis
Jornada: normatização da jornada de trabalho do magistério, com o respeito ao cumprimento de um terço da jornada para a hora-atividade, conforme previsto na Lei 11.738 (Lei Nacional do Piso).
Participe, divulgue e mobilize. A Marcha Nacional é um grande instrumento de pressão para a necessária melhoria da educação no Brasil e valorização dos profissionais.