Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de abril de 2013

ESTADO de TERROR na EDUCAÇÃO do RN


         
              Aqui no RN estamos sofrendo intervenção direta do governo nas escolas em função de um sistema criado pela secretaria de educação que só aceita criar turmas com 40(quarenta) alunos/as por sala.
         As direções de escola não conseguem implantar os/as professores/as nas planilhas porque a implantação é feita online e o programa rejeita  a formação de turmas que não seja com 40(quarenta) alunos/as. Com isso foi gerado um ESTADO de terror porque sobram professres/as e estes/as são lotados/as onde o estado achar conveniente.
        Enquanto isso, direitos são desrespeitados como: PISO, JORNADA, CARREIRA, LICENÇA ESPECIAL, MOROSIDADE NAS APOSENTADORIAS e outros.
        Neste sentido, queremos saber até que ponto a qualidade da educação oferecida aos estudantes é realmente compromisso do governo do RN, quando a lógica é superlotar salas de aula muitas sem  estrutura para comportar 40(quarenta) alunos/as, fechar escolas, não convocar concursados, contratar pessoas sem vínculo com o estado( usando matrícula de profresores do quadro para tal contratação ).
       Entendemos que existem  saídas para mudar essa realidade porque não é superlotando salas de aula que o governo irá mostrar à sociedade que está trabalhando para melhorar nossa educação.
Maria do Socorro Freitas
Profª. Graduada em Geografia e Especialista  em Gestão Ambiental.
msfreitascaicorn@hotmail.com

sábado, 6 de abril de 2013

Inscrição abertas para Seleção do Profuncionário 2ª edição



O Técnico Subsequente Profuncionário 2013.2 está com inscrições abertas até às 22 horas deste domingo (7) no site do IFRN (clique AQUI). A prova será aplicada no dia 28 de abril, das 9 às 12 horas.
A avaliação será dividida em duas partes: Prova I - Língua Portuguesa com 15 questões de múltipla escolha e Prova II - Matemática, com 15 questões de múltipla escolha. Todas as questões, independentemente do curso escolhido, serão baseadas nos conteúdos do Ensino Médio.
O cartão de inscrição estar disponível no site do IFRN, a partir do dia 18 de abril. Para acessá-lo é necessário o número de inscrição e data de nascimento. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 7 de maio e as matrículas dos aprovados serão realizadas nos dias 4 e 5 de junho.

Secretaria de Educação adia pagamento aos novos professores



A direção do SINTE/RN cobrou agilidade no pagamento dos novos professores a SECC na audiência anterior e a resposta foi de que a Secretaria estava trabalhando para iniciá-los no mês de março. Entretanto, mais uma vez em nome da burocracia, foi justificado que isso não será possível.
A coordenadora geral do SINTE/RN declarou que esperava modernidade com o Sigeduc nessas situações. “O sistema só tem funcionado para fechar salas de aulas e superlotar outras, deixando professores com complementação de carga horária muitas vezes bem distante gerando despesas para quem já ganha tão pouco”, criticou.
A promessa agora é de que os pagamentos sejam feitos em Abril. A direção do SINTE/RN tem claro que esse tipo de afirmação precisa ser materializado uma vez que tais anúncios geram desconforto e irritam profundamente a categoria e a sociedade.

SINTE/RN define calendário de lutas para o mês de abril



Uma série de atividades está programada para o mês de abril. Ao longo do mês também será aplicado em todo estado um questionário sobre as diversas situações de trabalho e das escolas. As informações serão reunidas em um dossiê que será um dos instrumentos para a luta.
Confira o calendário das atividades. Para acompanhar a agenda dia a dia curta nossa página no Facebook (www.facebook.com/SinteRN) e siga-nos no Twitter (www.twitter.com/SinteRN):
1º de abril – Reunião com o SINAI/RN às 16:30. Pauta: Fórum Estadual dos Servidores.
2 de abril – Memorial Paulo Freire em Angicos, às 14 horas.
3 de abril –Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal às 9 horas. Tema: A educação infantil em Natal e a situação profissional dos educadores.
5 de abril – Reunião com grêmios escolares às 16 horas, no SINTE/RN. Pauta: organização da marcha no dia 24 de abril.
10 de abril – Reunião com grêmios estudantis às 15 horas, no SINTE/RN. Pauta: organização da Marcha em Defesa da Educação.
10 de abril – Reunião com diretores e representantes de escola, às 8 horas. Pauta: Greve Geral nos dias 23, 24 e 25 de abril.
10 de abril – Ato Público “100 dias de Carlos Eduardo e 2 anos e 4 meses de Rosalba Rosado”, às 9 horas com concentração em frente ao Sindicato dos Rodoviários.
11 de abril – Reunião ordinária com os funcionários da Educação, às 9 horas no SINTE/RN. Pauta: Campanha educacional e salarial e greve geral.
11 de abril – Reunião com diretores e representantes de escola, às 14 horas no SINTE/RN. Pauta: greve geral dos dias 23, 24 e 25 de abril.
17 de abril – Assembleia com educadores infantis, às 14:30 no SINTE/RN. Pauta: valorização salarial, condições de trabalho e unificação das leis.
23 de abril – Assembleia da rede estadual, às 14:30 no Churchill. Pauta: campanha educacional e salarial 2013.
24 de abril – Marcha Estadual em Defesa da Educação Pública. Concentração na praça Gentil Ferreira a partir das 14 horas.
25 de abril – Assembleia da rede municipal de Natal, às 9 horas no Churchill. Pauta: Campanha educacional e salarial 3013.
25 de abril – Plenária de organização dos novos concursados, ás 14 horas, no auditório do SINTE/RN.