Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de maio de 2013

ONG mapeia analfabetismo no RN


Parnamirim e Natal são os únicos municípios potiguares com taxa de analfabetismo abaixo de 10% da população acima de 15 anos de idade. Na outra ponta estão 13 municípios com taxa acima de 33%, ou seja, um em cada grupo de três moradores faixa etária é analfabeta. Além disso, o Rio Grande do Norte ocupa o 23º lugar no ranking nacional, com taxa média de 17,8%.
Os números foram divulgados (7) pelo Observatório da Educação do RN e são uma colaboração às comemorações dos 40 anos do método Paulo Freire, implantado  em Angicos pelo então governador Aluízio Alves. O estudo mostra como o problema foi enfrentado no período de 19 anos, entre 1991 e 2010.
O relatório conclui que essa posição negativa do Rio Grande do Norte na redução do analfabetismo é resultado dos baixos investimentos na educação básica e da ausência de políticas públicas eficazes de combate ao analfabetismo nos municípios. O levantamento mostra que 34 municípios do estado tinham em 2010, segundo os dados do IBGE, taxas de analfabetismo entre 30% e 39%. Além disso, nenhum desses municípios conseguiu decréscimo acima de 49%, quando comparadas as três edições do censo.

Secretaria de Educação de Caicó lança o PNAIC nesta quarta-feira


Será lançado nesta quarta-feira (08), no auditório da 10ª DIRED em Caicó o Programa Nacional de Alfabetização Pela Idade Certa (PNAIC). O programa é um compromisso formal assumido pelos governo, federal, estaduais e municípios para assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.
De acordo com Socorro Mariz, secretária de educação de Caicó as principais ações do programa são a formação continuada dos Professores alfabetizadores e seus Orientadores de estudo; distribuição de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico e tecnologias educacionais; avaliação sistemática da aprendizagem das crianças; gestão educacional, controle social e mobilização.
Por meio dessas ações o PNAIC visa propiciar condições de trabalho para os professores e gestores de modo a garantir o direito de cada criança de aprender e se alfabetizar. Os professores que participarem deste programa receberam uma ajuda de 200 reais, durante os dois anos do programa.

EXIGÊNCIAS PARA APOSENTADORIA DOS PROFESSORES(AS) DO ESTADO


VERACIDADE PARA FINS DE APOSENTADORIA
*Declaração informando o período de tempo de serviço na referida escola;
*Cópias do livro de ponto: mês que iniciou e do último mês trabalhado, contendo o carimbo da escola e assinatura da direção;
*Caso já não exista livro de ponto na escola; solicitar da direção uma JUSTIFICATIVA informando o motivo pelo qual não pôde providenciar as cópias. Este documento deverá  conter a assinatura e a matrícula de dois funcionários da escola(que sejam do quadro), lotados na época do ocorrido;
*Professor(a): na ausência do livro de ponto, solicitar da direção da escola a CÓPIA DO DIÁRIO DE CLASSE do ano que iniciou e do último mês trabalhado;
*Após o conferimento da documentação, a VERACIDADE será dado pela DIRED onde o professor(a) trabolhou;
*As cópias ficarão arquivadas para possíveis esclarecimentos;
*Diretor de escola: se acaso não constar ponto assinado na escola, providenciar cópia do DIÁRIO OFICIAl:Nomeação e de exoneração para providência de declaração da DIRED informando seu período de trabalho ou serviço na referida escola; Caso já não possua esta documentação, dirigir-se ao gabinete do(a) secretário(o) de educação no horário de 7:00 às 13:00 horas.
OBS: estas informações foram obtidas na 1ª DIRED em Natal-RN no dia 03/05/2013.