Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Flores de cacto

Caríssimos servidores chegamos ao término de mais um ano letivo, exaustos, mas com a consciência tranquila de um dever cumprido. Iniciam-se as festividades de comemoração natalina e preparação para recebermos um novo ano que ora se aproxima. Temos muita esperança, é dela que nos alimentamos.
Vivenciar este momento, fomentar este clima de paz e harmonia no seio da nossa família e dos nossos amigos é fundamental para estreitar os laços de amizade, confiança, credibilidade e respeito mútuo.
Ansiamos por dias melhores, queremos uma vida digna para nós e nossos filhos. Perseguimos ardentemente um futuro que nos proporcione uma vida saudável, de paz, saúde, amor e educação.
Esforçamo-nos por esquecer os momentos difíceis deste e dos anos anteriores, que nos foram impostos por uma política depravada e irresponsável, jogando-nos num poço de dor e amargura em termos de direitos educacional-salariais.
A ausência do poder público levado à cabo pelos magnatas do capitalismo governamental, destruíram sonhos e projetos, castraram nossa liberdade e tentam dinamitar os caminhos promissores da educação do futuro.
Não vamos desistir. Como educadores acreditamos que cada fruto dessa árvore é pingo de ouro, jazida de diamante para um mundo melhor.
Caríssimos educadores, somos portadores de um potencial extraordinário, acreditem. Vamos nos unir, não podemos nos dispersar. O individuo isolado não influencia, não cria leis nem pode modificá-la. Juntos podemos fazer as coisas acontecerem. Sabemos o caminho, dispomos das ferramentas e das condições para enfrentarmos a força física com nossa força moral.
Temos a consciência que só através da educação seremos capazes de pavimentar a formação cultural e intelectual da sociedade; estrutura formidável para fundamentar os princípios democráticos e a conquista da nossa liberdade.
Não existe democracia sem participação, não há liberdade sem educação, no entanto os donos do poder não nos veem como aliados, mas como estorvo as suas regalias. Olham-nos como se fôssemos inimigos escarneiam-nos como se fôssemos a escória do mundo. Preparam-nos trincheiras para nos capturar. Falseiam dados estatísticos, maqueiam resultados na penumbra de seus interesses escusos. Contudo ,elevam-se as alturas e ostentam uma imagem genuína, apresentam-se como defensores da sociedade arautos da democracia, porta-vozes da educação e da liberdade.
Digníssimos colegas, como educadores sabemos a dimensão do papel que exercemos, nesta árdua missão que nos foi confiada. Lançamos a semente, mesmo em solo árido, em condições desfavoráveis, terreno escarpado, mas a flor desabrocha, seus frutos são doces, seu perfume suave exalando sua essência na alma do semeador, nada mais gratificante.
Vamos festejar o momento é de alegria, é a nossa confraternização, rever nossos amigos, abraçar familiares, viver e vibrar com a vida, pois ela pulsa forte, abre a porta e conclama por um novo amanhã, uma nova história , uma nova vida. Sonhos e utopias.
O SINTE-REGINAL de Caicó na pessoa de seus coordenadores agradecem a todos os presentes e desejam um feliz natal e um próspero ano novo repleto de paz, alegria, sucesso e muito amor.

Severino Ramos de Araújo
Graduado em História pela UFRN
Professor do Centro educacional José Augusto
Lecionando atualmente, Sociologia, História e Filosofia
Caicó-RN, 15/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário