Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

HOMENAGEM AO PROFESSOR

CENÁRIO DO “SER PROFESSOR”

Trata-se de uma profissão da maior importância para a formação das novas gerações. Os seres humanos têm na sua formação a presença marcante dos professores desde o nível da educação infantil até os níveis superiores de ensino. É uma profissão que nos últimos anos se observa um certo reconhecimento e valorização através da constituição de leis federais, mas, infelizmente na prática tem se constituído apenas em propagandas enganosas por parte dos governantes. Portanto, continua sendo uma profissão entre aquelas com piores salários e condições de trabalho.

A luta desses profissionais para reverter esse quadro de descaso e falta de compromisso dos governantes, tem sido uma constante na vida do professor. No cenário atual, o professor vive um dilema de contradições, de angustias, de incertezas, de revolta, de indignação e ao mesmo tempo se sente impotente ao se encontrar diante de leis aprovadas, sancionadas, reaprovadas, julgada constitucional e determinada pelo STF que sejam cumpridas, sob pena dos gestores pagarem sanções pelo descumprimento; mesmo assim os governantes descumprem as leis, não dão ouvidos as recomendações e decisões do STF e usa o aparato judiciário local (estados e municípios) para coibir a luta justa e legal de uma categoria que implora o cumprimento de direitos sagrados, no entendimento de que “lei não se discute, se cumpre”.

Nesse contexto de contradições, como o professor pode compreender e explicar aos seus alunos a finalidade das leis, e que elas não podem ser descumpridas? Diante de tantas arbitrariedades causadas pelos poderes constituídos (gestores) qual será a leitura que faz a própria sociedade sobre o cumprimento das leis e a defesa delas pela justiça da terra?

No jogo desse dilema, o professor para conseguir se manter e manter sua família se submete a jornadas estafantes, correm a semana inteira para cumprir três expedientes todos os dias.

Diferente de outras profissões, o professor mantém contato com crianças, jovens e adultos numa situação mais propícia para a transmissão de conhecimentos e valores. Por isso, um professor consciente e engajado, pode desempenhar papel fundamental na formação das pessoas. Aqueles que acreditam na construção de uma sociedade justa e fraterna precisam através do seu ofício, contribuir para o processo de formação dos jovens, dos homens, das mulheres, e em fim, de toda sociedade, para que haja mudanças significativas em função de dias melhores para toda nação.

É imprescindível que todos compreendam a conjuntura política que move e direciona cada país, cada estado e município. Compreendam os processos de exploração da exclusão social e da corrupção. Identifiquem o que pensam, e o que querem todos esses partidos políticos, que tanto brigam pelo poder, em fim, que cada um se descubra e faça a leitura da complexidade do universo que está inserido.

Professor, nesse universo tão complexo, veja como você é importante, veja o tamanho do seu poder, de sua responsabilidade e compromisso com você mesmo e com os outros. Esse mérito, só você tem, é um privilégio, não desperdice, nem tão pouco desconsidere a grandeza do seu papel para a formação da consciência do povo em prol de um mundo mais justo, fraterno de paz e amor.

Parabéns professor, que Deus te abençoe e ilumine sua grandiosa sabedoria.

VIVA O PROFESSOR, HOJE E SEMPRE.

MARIA MARIZ DA SILVA

Coordenadora de Organização do SINTE/RN – Regional de Caicó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário