Pesquisar este blog

sábado, 17 de janeiro de 2015

EDITORIAL: POSSE DA PRESIDENTE DILMA



“Só a educação liberta o povo e lhe abre as portas de um futuro próspero”

Dilma Rousseff foi empossada na Presidência da República para mais um mandato de quatro anos num ambiente de grande alegria, otimismo e entusiasmo popular por mais uma vitória conquistada neste quarto mandato consecutivo das forças populares e progressistas.
A posse da presidente Dilma reveste-se de grande significação histórica por se tratar da reeleição de uma mulher na Presidência da República “honrado a mulher brasileira”, eleita democraticamente pela maioria do povo brasileiro em eleições livres e diretas, num quadro de estabilidade política.
Nos dois pronunciamentos que fizera à nação brasileira, no histórico 1º de janeiro de 2015, a mandatária assumiu formalmente o cargo, prestando o juramento constitucional e apresentando os rumos e as diretrizes de seu segundo governo. No Congresso Nacional perante deputados, senadores, o Poder Judiciário, chefes de Estado, diplomatas, lideranças dos partidos políticos e, em seguida, no Parlatório diante do povo e aos movimentos sociais, a Presidente Dilma Rousseff faz um balanço dos 12 anos de governos democrático-popular, reafirmando compromissos de campanha e apresentando as diretrizes de seu programa de governo.

Dilma elegeu a educação como “prioridade das prioridades”, ao anunciar que o lema de seu governo seria “Brasil Pátria Educadora.” Disse a mandatária que “devemos buscar em todas as ações do governo um sentido formador, uma prática cidadã, um compromisso de ética e um sentimento republicano”, e continua, “Democratizar o conhecimento significa universalizar o acesso a um ensino de qualidade em todos os níveis, da creche à pós-graduação; significa também levar a todos os seguimentos da população – dos mais marginalizados, aos negros, às mulheres e a todos os brasileiros a educação de qualidade.”
Dilma se comprometeu ainda com a continuidade do processo de ampliação do ensino técnico profissionalizante e universitário para os mais jovens e de creches para as crianças.
Destacou a continuidade dos programas de combate à pobreza extrema que já retirou 36 milhões de brasileiros do flagelo da fome e possibilitando a ascensão das camadas mais pobres à classe média, a conquista do emprego com carteira assinada, a valorização do salário mínimo, a conquista do direito de acesso à casa própria, o acesso à assistência médica.
Na área econômica a presidente Dilma após elencar os avanços conquistados que transformaram o Brasil na 7º economia do mundo, fez uma avaliação dos Programas de aceleração do crescimento (PACs 1 e 2), anunciando o PAC 3 que dará sustentação a novos avanços, e ajustes na economia, no momento em que o país enfrenta enormes dificuldades.
Anunciou mudanças na questão da Segurança Pública, defendeu a sustentabilidade ambiental anunciando a redução do desmatamento da Amazônia nos seus quatro anos de governo.
A presidente Dilma enfatizou a importância estratégica da política de alianças com os países da América do Sul, da América Latina e do Caribe e da ampliação do fortalecimento do Mercosul, da Unasul e da Celec (Comunidade Latino-americana das Nações), com os países do BRICS, com a África, a Ásia e Oriente Médio, sem desprezar as relações com os países desenvolvidos.
Dilma destacou ainda importância da capacidade brasileira de realização dos eventos esportivos internacionais como a Copa do mundo do Brasil e para as Olimpíadas, no Rio de janeiro.
Defendeu a ampliação da democratização do poder por meio de uma Reforma Política, anunciando que iria implementar um pacote de medidas com vista o combate à corrupção, prioridade de seu governo, ocasião em que defendeu a importância da Petrobras como uma das maiores empresas de exploração de petróleo do mundo, vitimada por ataques de “predadores internos e de seus inimigos externos”, anunciando rigor na apuração de irregularidades e punição dos culpados, afirmando que “a Petrobras é maior que qualquer crise”. Concluiu afirmando dando vivas ao Brasil e ao povo Brasileiro, afirmando que “o impossível se faz já, só os milagres ficam pra depois.”   
Dilma agradeceu o apoio recebido da militância dos partidos, dos movimentos sociais e do povo brasileiro comprometendo-se com a continuidade do processo mudanças em curso e renovando a esperança na condução de um Brasil melhor destinado a ser uma nação próspera, soberana, democrática, progressista e socialmente justa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário