Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Atlas da Vulnerabilidade SOCIAL dos Municípios Brasileiros-2015

O Atlas da Vulnerabilidade dos Municípios Brasileiros-2015, lançado na manhã desta terça-feira (01), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta o Rio Grande do Norte como o estado com segunda maior evolução (redução de vulnerabilidade social), dentre os nove estados do Nordeste. No RN, 28% de seus 167 municípios tiveram evolução no índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e ficaram em índices considerados entre muito baixa e média, ficando à frente de Piauí, Ceará e Pernambuco, com mais de 20% de seus municípios nesta faixa.
De acordo com os dados do Ipea para no Nordeste, o município de São José do Seridó/RN teve redução 0,157, pois passou do IVS de 0,411 (2000) para 0,254 (2010), ficando com o 9º menor IVS do Nordeste e o com 7º menor do estado, nível considerado excelente para nossa região. O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é um índice que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo a 1, maior é a vulnerabilidade social de um município.
Conforme a tabela, vale ressaltar que dos 10 municípios do Nordeste com os menores índices de Vulnerabilidade Social, 08 são do Rio Grande do Norte, sendo 05 da região do Seridó.
QUADRO IVS
O IVS possui três dimensões: IVS Infraestrutura Urbana; IVS Capital Humano; e IVS Renda e Trabalho. Essas dimensões correspondem a conjuntos de ativos, recursos ou estruturas, cujo acesso, ausência ou insuficiência indicam que o padrão de vida das famílias encontra-se baixo, sugerindo, no limite, o não acesso e a não observância dos direitos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário