Pesquisar este blog

sábado, 5 de setembro de 2015

Trabalhadores em educação seguem na luta pela aprovação da lei de responsabilidade educacional

Na primeira Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizada em 2010, os trabalhadores em educação deliberaram por lutar pela aprovação de uma lei de responsabilidade educacional (LRE).
Entretanto, apesar dos parlamentares terem apresentado, na Câmara Federal e no Senado, diferentes projetos acerca deste tema nos últimos cinco anos, a LRE segue sem ser aprovada.
Na avaliação da coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, alguns projetos apresentados pelos parlamentares têm distorções, considerando que a concepção da lei de responsabilidade educacional inverte a atual lógica: “Se aprovada, ela acaba com o limite fiscal, obriga os gestores a aplicarem corretamente os recursos, investir em qualidade educacional e ter o fracasso ou êxito do IDEB vinculado as condições de trabalho oferecidas aos educadores”.
Além disso, segundo ela, a lei proposta também visa valorizar os profissionais da educação, avaliar as condições sócio políticas dos estudantes, do sistema educacional, bem como punir o gestor que não cumprir com as condições exigidas.

Contudo, Fátima alerta que o Congresso e o Senado não desejam mudar o atual quadro da educação pública do Brasil: “O congresso e o senado, visto o perfil conservador das duas casas, vão se apoiar nas velhas tradições de manter o capital e a meritocracia como o remédio para a educação. Eles vão continuar fingindo que defendem os profissionais da educação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário