Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Professores caicoenses participam da Coferência Estadual de Educação

Os Professores Roberto Sérgio (representando os professores das Escolas Públicas de Caicó) e Maria Rosa (representado os pais das escolas públicas de Caicó) participaram da Conferência Estadual de Educação, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de novembro, no Praia Mar Hotel em Natal/RN. Veja o que foi discutido e a programação:
Conferência Estadual de Educação – COEED/2009A Conferência Estadual de Educação (COEED) é uma das etapas de mobilização social para o debate e construção coletiva dos rumos para a educação nacional. Sendo assim, conta com a participação de todos, especialmente, estudantes, professores, gestores, pais, entidades sindicais, movimentos sociais, conselhos de educação e outros, relacionados a todos os níveis educacionais – Educação Básica, Educação Superior e Educação Profissional.A COEED aprofundará o debate temático de modo a incluir e colaborar com as propostas apresentadas e discutidas na etapa inicial, ou seja, nas dezoito Conferências Intermunicipais de Educação (COIME) ocorridas no Estado. As deliberações, incluindo novas propostas, resultantes da COEED, comporão um relatório final, elaborado pela Comissão Organizadora Estadual, que será enviado à Comissão Organizadora Nacional de modo a contribuir com a última etapa desta mobilização, a Conferência Nacional de Educação (CONAE).
OBJETIVOS
A COEED apresenta os seguintes objetivos:· Contribuir para a construção de conceitos, diretrizes e estratégias estaduais para a efetivação do Sistema Nacional Articulado de Educação coerente com a visão sistêmica da educação que reafirma a autonomia dos municípios e avança na organicidade dos Planos de Educação;· Integrar todos os níveis, etapas e modalidades da educação escolar numa abordagem sistêmica, com vistas a consolidar os sistemas articulados de planejamento e gestão, de financiamento, de avaliação e de formação (inicial e continuada) dos trabalhadores em educação;· Instalar processo de institucionalização do Fórum Estadual de Educação, convocado e instalado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, enquanto instância consultiva, de articulação, organização e acompanhamento da política estadual de educação.· Propor reformulações necessárias para que o planejamento de ações articuladas torne-se a estratégia de implementação do Plano Estadual de Educação com base no Sistema Nacional Articulado de Educação;· Discutir as condições para a definição de políticas educacionais que promovam a inclusão social, dentro de uma perspectiva orgânica e republicana da educação;· Propor parâmetros e diretrizes no âmbito estadual para contribuir com a avaliação e a qualificação do processo de ensino e aprendizagem;· Subsidiar a Conferência Nacional com propostas advindas das Conferências Intermunicipais e Estadual de Educação.
EIXOS TEMÁTICOS
A COEED, assim como a CONAE, terá como tema: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação que será discutido a partir dos seguintes eixos temáticos:
I - Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional;
II - Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação;
III - Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
IV - Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação;
V - Financiamento da Educação e Controle Social;
VI - Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.
Para a discussão dos eixos temáticos acontecerão Mesas Redondas e Grupos de Trabalho que têm como objetivo a discussão de cada um dos eixos temáticos, conforme programação.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 23 de novembro
13h – Início do Credenciamento
14h – Cerimônia de Abertura
15h – Conferência de Abertura: “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação” – Prof. Dr. Otávio Augusto de Araujo Tavares (SEEC/IFRN)
17h – Mesa Redonda: “Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação” – Profa. Dra. Ieda Maria Chaves de Freitas (UERN) e Profa. Dra. Luciane Terra dos Santos Garcia (UFRN)18h – Mesa Redonda: “Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar” – Profa. Dra. Marcia Maria Gurgel Ribeiro (UFRN) e Prof. Dra. Betânia Leite Ramalho (UFRN/COMPERVE)
Dia 24 de novembro
8h às 9h – Credenciamento
8h – Mesa Redonda: “Financiamento da Educação e Controle Social” – Profa. Dra. Magna França (UFRN/Vice-Presidente Regional Nordeste da ANPAE); Profa. Ms. Justina Iva; Deputada Federal, Profa. Maria de Fátima Bezerra.
9h30min – Mesa Redonda: “Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional” – Prof. Francisco das Chagas Fernandes (MEC/Presidente da CONAE) e Prof. Ms. Marcio Adriano Azevedo (IFRN)
10h45min – Mesa Redonda: “Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade” – Leonor Franco (SECAD/MEC), Prof. Dr. Aécio Cândido de Souza (UERN) e Prof. Dr. Dante Henrique Moura (IFRN)
12h – Almoço.
14h – Mesa Redonda: “Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação” - Profa. Dra. Anadja Marilda Gomes Braz (UERN) e Prof. Denilson Bento da Costa (CNTE)
15h – Grupos de Trabalho
Dia 25 de novembro
8h – Plenária de aprovação das propostas selecionadas pelos grupos
10h30min – Eleição de delegados à CONAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário