Debates seguirão por todo o país. A previsão é que o documento fique pronto até 2011
Os debates para a reestruturação do currículo nacional do Ensino Médio já começaram. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) participou da primeira audiência pública realizada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Entidades interessadas na área, como associações, movimentos sociais e coordenadores de educação estaduais, se reuniram para discutir os novos rumos dos estudantes. Além de conteúdos e disciplinas, o documento que será futuramente organizado a partir dos debates tratará da educação dos alunos dentro e fora da sala de aula, levando em conta a formação ética, profissional e educacional.
As diretrizes curriculares nacionais do Ensino Médio são regulamentadas pelo CNE e aplicadas em todos os sistemas educacionais do país. A última vez que o Conselho firmou uma resolução sobre o tema foi em 1998. Segundo o secretário de assuntos educacionais da CNTE, Heleno Araújo, os debates continuarão nos municípios e serão importantes para que professores contribuam a determinar os assuntos a serem tratados na sala de aula. “Quando discutimos o currículo, vamos além do debate das disciplinas comuns em todo o país, definimos os conteúdos a serem trabalhados por essas disciplinas”, disse.
Heleno lembra ainda que o currículo único deve levar em conta as diferenças locais. Para ele, as diretrizes para Ensino Médio devem ter disciplinas comuns a todos os alunos, e outras específicas para cada região. “Quando se faz um currículo comum, ele é tão carregado, tão cheio de conteúdo que não dá espaço para a realidade local, para a situação regional. Logo, as características do nordeste e as características do sul também devem estar contempladas dentro do currículo para quem mora nessa região”, defendeu.Os debates devem continuar ano que vem, quando o Conselho voltará a se reunir para definir o documento final das diretrizes nacionais do Ensino Médio. Fonte: CNTE
Os debates para a reestruturação do currículo nacional do Ensino Médio já começaram. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) participou da primeira audiência pública realizada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Entidades interessadas na área, como associações, movimentos sociais e coordenadores de educação estaduais, se reuniram para discutir os novos rumos dos estudantes. Além de conteúdos e disciplinas, o documento que será futuramente organizado a partir dos debates tratará da educação dos alunos dentro e fora da sala de aula, levando em conta a formação ética, profissional e educacional.
As diretrizes curriculares nacionais do Ensino Médio são regulamentadas pelo CNE e aplicadas em todos os sistemas educacionais do país. A última vez que o Conselho firmou uma resolução sobre o tema foi em 1998. Segundo o secretário de assuntos educacionais da CNTE, Heleno Araújo, os debates continuarão nos municípios e serão importantes para que professores contribuam a determinar os assuntos a serem tratados na sala de aula. “Quando discutimos o currículo, vamos além do debate das disciplinas comuns em todo o país, definimos os conteúdos a serem trabalhados por essas disciplinas”, disse.
Heleno lembra ainda que o currículo único deve levar em conta as diferenças locais. Para ele, as diretrizes para Ensino Médio devem ter disciplinas comuns a todos os alunos, e outras específicas para cada região. “Quando se faz um currículo comum, ele é tão carregado, tão cheio de conteúdo que não dá espaço para a realidade local, para a situação regional. Logo, as características do nordeste e as características do sul também devem estar contempladas dentro do currículo para quem mora nessa região”, defendeu.Os debates devem continuar ano que vem, quando o Conselho voltará a se reunir para definir o documento final das diretrizes nacionais do Ensino Médio. Fonte: CNTE
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