Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

*MEC define regras para ingresso no ensino fundamental em 2011

Criança deve ter 6 anos ou fazer até 31/3; quem fez 2 anos de pré é exceção.Para entrar na pré-escola, criança deve ter 4 anos ou completar até 31/3.
Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) publicada nesta quinta-feira (21) no Diário Oficial da União define as regras para o ingresso de estudantes no ensino fundamental em 2011. O texto foi homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, na segunda-feira (18).
As principais regras que existiam em 2010 foram mantidas. Uma nova definição para 2011 diz respeito ao ingresso na pré-escola. Pela resolução do CNE, para entrar nesse ciclo do ensino, a criança deve ter 4 anos ou completar a idade até 31 de março.
Com relação à entrada no ensino fundamental, o estudante deve ter 6 anos ou completar até 31 de março para poder ser matriculado no primeiro ano. Foi estendida por mais um ano a exceção para a matrícula de crianças que completem 6 anos até 31 de dezembro. Neste caso, elas precisam ter feito dois anos de pré-escola.
Até 2009, a 1ª série recebia alunos a partir dos sete anos. Lei federal determinou a antecipação da entrada dos estudantes a partir deste ano, com a entrada em vigor do ensino fundamental de nove anos.
*Analfabetismo cai pouco e ainda atinge 9,7% da população. Especialista recomendamaisinvestimentos em educação e mudanças na estrutura econômica da sociedade
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na semana passada, a nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, a PNAD 2009. Um dos dados que mais chama atenção diz respeito ao analfabetismo: o Brasil ainda tem 14,1 milhões de analfabetos entre a população com mais de 15 anos. Este total de pessoas representa 9,7% da população, 0,3 ponto percentual a menos que a taxa de 2008, que foi de 10% (14,247 milhões de pessoas). Desde 2004, quando o levantamento começou a ser realizado, a queda foi de apenas 1,8 ponto percentual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário