Pesquisar este blog

domingo, 9 de novembro de 2014

25 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIN





PÓS-GUERRA FRIA: CAPITALISMO TRIUNFANTE?

(Por Hugo Martins)

Há exatos 25 anos, no dia 09 de novembro de 1989, ocorria a histórica “Queda do Muro de Berlin”, símbolo do fim da “Guerra Fria” e da derrota do dito “socialismo” no Leste Europeu. A crise que originou a queda do socialismo no leste europeu iniciou-se com a política reformista do governo reformista Nikita Khrushchev (1953-1964), na União Soviética, que chegara ao poder após acirrada disputa sucessória após morte de Stalin. 
A política revisionista, adotada pelos  sucessivos governos soviéticos, de distanciamento dos princípios do marxismo-leninismo originários da Revolução de 1917, associados à crise econômica advinda da Guerra Fria, somada à complacência soviética diante da onda de retorno dos países periféricos à economia de mercado, resultaria no colapso econômico dos modelo de socialismo adotado nos países do Leste Europeu, acarretaria  triunfo definitivo do capitalismo, no final da década de 1980 e início da seguinte.  
Hoje, porém, sob a égide do capitalismo, ainda hegemônico, decadente e em crise profunda, assistimos novos "muros da vergonha" serem erguidos a todo instante! Já não são mais como aquele muro que separava sistemas geopolíticos socioeconômicos antagônicos. Mas, pasmem, são muros que separaram ricos de pobres. Como? Vejam o muro de concreto, ferro e cimento armado erguido na fronteira entre Estados Unidos (rico) e México (pobre)! Há, ainda, o horrendo, enorme e quase intransponível muro concreto que separa os abastados israelenses dos Palestinos, miseráveis.

Assistimos, assim, passivos o surgimento de uma versão “moderna” e igualmente macabra dos abomináveis campos de concentração nazistas sendo erguidos em plena era pós-moderna do século XXI. Como? A prisão militar dos EUA de Guantánamo, Cuba, não se assemelha a campos de concentração, onde pessoas de todo o mundo ão confinados, sem provas, crimes ou julgamentos; há ainda o caso a Faixa de Gaza onde israel mantem confinado milhares de palestinos sem comunicação com o resto da Palestina, território que tem sendo sistematicamente sido agredido causaram a morte de milhares de civis, em sua maioria civis inocentes, crianças, mulheres e jovens; não deixarei ainda de mencionar a questão dos grotões de miséria nas periferias das grandes cidades, onde se multiplica a construção de presídios de segurança máxima e caldeirões do inferno, imundos, estes verdadeiros centros de concentração de pobres de pobres, pretos e pardos, nas periferias do capitalismo mundial.

Eis aí os ventos de “liberdade” que emanaram do leste a verdadeira face (farsa!) do capitalismo mundial, "triunfante" no pós-Guerra Fria!




Muralha erguida por Israel de segregação com o povo palestino




Muralha erguida pelos Estados Unidos na fronteira com o México, na foto vemos a separação das cidades de Tijuana (à esquerda), no México, de San Diego (à direita), nos Estados Unido, em 2007.




Campo de concentração nazista




Presídio de Guantánamo, EUA, em território cubano








Nenhum comentário:

Postar um comentário