Pesquisar este blog

sábado, 2 de maio de 2015


Programa Educação em Destaque: Dr. João Braz fala sobre a terceirização e SINTE/Caicó presta homenagem a todos/as os trabalhadores/as 


O Programa Educação em Destaque desse sábado (dia 02 de maio) foi apresentado pela Prof.ª Socorro Freitas com a participação do prof. Hugo Martins, Coordenadores da Regional de Caicó do SINTE/RN, contando ainda com a participação especial do Professor e Advogado e Dr. João Braz de Araújo, convidado.

A professora Socorro Freitas abriu o programa dando informes sobre a conjuntura política atual, abordando sobre:

ü O pronunciamento nas redes sociais Presidenta Dilma Rousseff no “Dia do Trabalhador”;

ü  As comemoração do 1º de maio em havana (Cuba), onde o presidente da Venezuela Nicolas Maduro participou ao lado de Raul castro, anunciando 30% de aumento salarial para os trabalhadores venezuelanos; tendo havido também protestos e manifestações na Europa, Ásia, Oriente Médio, África e América Latina;

ü A realização do "VII SEMINÁRIO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO SERIDÓ" na última quarta-feira (dia 29) pela Regional de Caicó do SINTE/RN, cujo tema foi o "PNE e as conquistas dos movimentos socias", ocorrido no salão de eventos do CDS, das 8:00 às 17:00 horas, com palestras e debates.

Em seguida o professor Hugo Martins, no Editorial do Programa, prestou uma homenagem aos trabalhadores e trabalhadora brasileiros pela passagem do 1º DE MAIO -"DIA DO TRABALHADOR", fazendo a leitura de uma matéria intitulada “O SENTIDO HISTÓRICO DO 1º DE MAIO E A LUTA CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO”.

Em seguida a palavra foi passada ao Dr João Braz de Araújo que falou sobre a tramitação, no Congresso nacional, da Lei 4330 que trata sobre da questão da terceirização e suas consequências para a classe trabalhadora, matéria aprovada na Câmara, na sessão do dia 08 de abril, último, com ampla maioria e cujos destaques  foram aprovados no dia 22, ampliando ainda mais a possibilidade de terceirização para todas as áreas das empresas. João Braz afirmou se tratar da "maior e mais séria ameaça aos direitos trabalhistas nos últimos 70 anos”.

Em seguida, após discutir os pontos principais acerca do PL 4330, o professor João Braz afirmou que “a criação desta lei, da maneira como pretende aprovar a bancada conservadora, será um retrocesso total para os trabalhadores e para o desenvolvimento do país, porque provoca o aumento do desemprego e a precarização das relações e condições de trabalho”.

Disse ainda o jurista que “apesar da matéria (PL 4330/2004) ter sido aprovada na Câmara, a mesma irá tramitar no Senado onde poderá haver alterações, dai retornará novamente à Câmara, para só então seguir para a apreciação (sanção ou veto) da presidenta Dilma Rousseff, que já garantiu que caso não haja mudanças no teor da lei, a mesma vetará a matéria”. João Braz encerrou sua fala conclamando a classe trabalhadora e os movimentos sociais a lutar e resistir contra o retrocesso representado pela aprovação desta matéria.

Ao final, o prof. Hugo Martins prestou uma singela homenagem a todos/as os/as trabalhadores e trabalhadoras recitando as belas palavras do líder operário da greve geral de 1886, o norte-americano August Spies quando, perante o Tribunal burguês que o condenou à pena de morte na forca, ao lado de companheiros, afirmou com eloquência e sabedoria:

"Se com o nosso enforcamento vocês pensam em destruir o movimento operário - este movimento de milhões de seres humilhados, que sofrem na pobreza e na miséria, se esperam a rendição – se esta é sua opinião, enforquem-nos. Aqui terão apagado uma faísca, mas lá e acolá, atrás e na frente de vocês, em todas as partes, as chamas crescerão. É um fogo subterrâneo e vocês não poderão apagá-lo!"

(August Spies, 1989).





PROGRAMA "EDUCAÇÃO EM DESTAQUE"


O Programa radiofônico “Educação em Destaque” da Regional de Caicó do SINTE/RN, vai ao ar todo sábado, das 11:00 às 11:30 horas, pela Rádio Rural de Caicó/AM. 

O Programa radiofônico “Educação em Destaque” se constitui um importante instrumento de luta e de divulgação da classe trabalhadora sendo um encontro semanal com os trabalhadores em educação e ouvintes, que participam ao vivo, via telefone, ligando para o estúdio da Rádio Rural de Caicó pelo número:(84)3421-2270, ou pela Internet pelo e-mail:sinteregionaldecaico@gmail.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário