Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Movimentos
Professores protestam em defesa da educação em todo o país


Profissionais da educação do país em inteiro protestam, nesta terça-feira (5), em repúdio os atos violentos do governador do Paraná, Beto Richa, contra os profissionais na última quarta-feira (29), durante uma manifestação pacífica em defesa do atual modelo da Previdência estadual.


O Ato Nacional pela Educação foi convocado pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) para esta terça-feira (5), às 10 horas. De acordo com a diretora executiva da CTB, Marilene Betros, a entidade se posiciona contra qualquer atitude autoritária e violenta e por isso vai apoia e participa da mobilização. Ressalta ainda a importância de debater o tema dentro de sala de aula, com os alunos, e também fora, com os pais e a comunidade.

Nesta segunda-feira (4) milhões de professores em todo o país compareceram no trabalho usando roupas pretas em sinal de luto pelo massacre realizado contra os profissionais da educação no Paraná e em defesa da educação pública de qualidade.


A Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) também orienta aos profissionais da educação da rede particular a participar dos atos em defesa da educação e da democracia

Caminhada contra a violência em Curitiba

Os professores da rede estadual de ensino do Paraná realizaram na manhã desta terça-feira (5) uma caminhada pelas ruas de Curitiba. O intuito do ato é protestar contra a violência policial que na última quarta-feira (29) deixou pelo menos 170 manifestantes, na maioria professores, e 20 policiais.

Os manifestantes seguiram em passeata da Praça 29 de Dezembro até o Centro Cívico, sede do governo estadual. Os professores paranaenses estão em greve desde 25 de abril. Eles reivindicam reajuste salarial, novo concurso público e melhores condições de trabalho.


“Dos 392 professores feridos, mais de 90% foram atingidos da cintura para cima: cabeça, tronco, rosto, até nos olhos” segundo informações do site viomundo.


Como em todo o Brasil, no Rio Grande do Norte, em várias escolas do Estado e municípios, houve manifestações espontâneas e protestos por parte dos professores, em adesão ao protesto convocado nas redes sociais.



Segundo informações do professor Hugo Martins, Corrdenador da Regional de Caicó do SINTE/RN, “muitos professores foram trabalhar no início desta semana a partir, do dia 04 de maio, vestindo roupas pretas em solidariedade à luta aos colegas do Paraná”, afirmando ainda que “o protesto foi ao mesmo tempo uma homenagem a todos/as os/as corajosos/as trabalhadores da educação que se mantiveram firmes em meio a uma chuva de bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo, balas de borracha, pancadaria com cassetetes e ataques de cães, sendo por isso, também um LUTO pelas vitimas do massacre da covardia e da truculência policial promovida pelo governado do Paraná, Beto Richa do PSDB”, ocorrida durante a realização de uma manifestação pacífica realizada no dia 29 de abril de 2015.


Em Caicó e noutro abrangidos pela regional do SINTE/RN, como Jardim de Piranhas, por exemplo, ouve protestos nas escolas, publicados, que repercutiram nas redes sociais.


 (Fonte pesquisada: http://www.vermelho.org.br/noticia, publicado em 05 de maio, e http://www.viomundo.com.br, publicada no dia 04 de maio de 2015).











































Nenhum comentário:

Postar um comentário