Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Servidores da Educação do Estado participam de cursos profissionalizantes

O Programa Profuncionário, gerenciado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), vai formar 2.500 servidores da rede estadual e municipal de educação em cursos técnicos profissionalizantes. É um programa de formação em serviços profissionais da educação básica dos sistemas de ensino público iniciado em 2009. O programa é destinado à formação e capacitação de ASGs, vigilantes, porteiros e merendeiros do ensino público.
O Profuncionário tem como objetivo desenvolver uma política de reconhecimento e valorização destes trabalhadores com a mudança da própria percepção que eles têm de si. A equipe gestora estadual do programa destacou a importância do curso para a auto-estima do servidor que antes se viam apenas como funcionários da escola e agora têm a consciência de que são educadores. Dessa forma, a postura dos trabalhadores na escola tem mudado para melhor. Com a capacitação, eles passam a ter mais consciência do seu papel e percebem que não estão trabalhando em qualquer lugar, mas em uma escola, um lugar destinado a educação.
Esses profissionais exercem atividades como registro e documentação da vida escolar dos alunos, uso e manuseio dos recursos didáticos, elaboração de cardápios, organização da cozinha, distribuição da merenda, recepção e liberação dos alunos nos portões, preparo de material para salas de aula, limpeza e conservação do ambiente. Com os cursos, eles passam a condição de orientadores educacionais.
A capacitação é dividida em eixos de formação. O primeiro foi realizado no período de agosto de 2009 a junho de 2010. O segundo eixo teve início no mês de julho com previsão de encerramento em maio de 2011, compreendendo uma carga horária de 600h. Esta etapa é destinada a formação específica em quatro áreas: Gestão Escolar, Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos, Meio Ambiente e manutenção da Infraestrutura.
No primeiro eixo os funcionários tiveram treinamento na área pedagógica com 360h aula. Agora, eles estão recebendo capacitação na parte específica, em nível médio/técnico da educação. O programa tem ainda um terceiro módulo de 300h aula destinado a prática profissional supervisionada, uma formação que vai possibilitar melhor remuneração com o enquadramento do servidor no plano de cargos carreira e remuneração, que teve o cadastramento já iniciado pela SEEC.
A gestão do curso é responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), sendo este último responsável pela formação pedagógica dos Orientadores e Tutores. A demanda de atendimento, nesta primeira etapa, envolve 2.520 servidores entre cursistas, tutores e orientadores. O programa está sendo executado nos pólos de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros com possibilidade de se estender a outros municípios na segunda etapa a ser definida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Fonte; Agência RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário