Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Brasileiro prefere assistir televisão a fazer exercício físico, aponta IBGE

O que você prefere fazer nas horas de lazer: assistir televisão ou praticar exercício físico? Quem respondeu que gosta de assistir televisão se enquadra nos 40% da população brasileira que passam mais de três horas de seu tempo de lazer nesta categoria. Esse dado foi registrado pelo IBGE. Segundo o órgão, apenas 28,2% das pessoas utilizam o tempo livre para fazer exercícios físicos.
Com a modernização e a informatização, pensávamos que isso facilitaria a vida e de certa forma sobraria mais tempo para o lazer e consequentemente para uma vida mais ativa fisicamente, mas como mostra o IBGE isso está longe de acontecer. “O sedentarismo toma conta de nossa população e de certa forma aumenta o risco de doenças associadas à hipocinesia”, explica o professor de educação física e tutor do Portal Educação, Diesi Souza.
De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, as mulheres são mais sedentárias do que os homens. Quando perguntadas sobre o tempo em que assistem televisão, 44,8% afirmaram que passam mais de três horas por dia em frente à TV, contra 40,9% dos homens. Além disso, apenas 21,9% das mulheres afirmaram praticar atividade física, enquanto 35,1% dos homens disseram que se exercitam diariamente.
De acordo com o ministro José Gomes Temporão, esse dado é "preocupante". As pesquisas mostram que a mudança do padrão alimentar da família brasileira e o sedentarismo levam ao aumento de peso, que é fator fundamental para o desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes, hipertensão arterial e o câncer. Segundo o tutor do Portal Educação, hoje o melhor remédio para uma vida saudável é a prática de atividade física.
Fonte: Portal Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário