Pesquisar este blog

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Educadores em greve realizam marcha em defesa da educação

Em greve desde o dia 28 de janeiro os trabalhadores em educação da Rede Estadual de ensino do RN realizaram, na tarde da última sexta-feira (dia 14/02), em Natal, uma marcha em defesa da educação pública de qualidade, protestando contra a quebra do acordo por parte do governo Rosalba firmado com a categoria no ano passado (2013), manifestação promovida pelo SINTE/RN.

Os trabalhadores, que se concentraram em frente ao Shopping Center Midway, saíram em caminhada pela Av. Senador Salgado Filho conduzindo, faixas, bandeiras, cartazes, carro de som e banda marcial, com destino à sede da Secretaria Estadual de Educação (SEEC). Além de professores e funcionários o movimento contou ainda com a adesão de estudantes que participaram da marcha em solidariedade ao movimento grevista. 
Juntamente com as falas dos sindicalistas, que se reversavam na condução do movimento, ouvia-se o coro de inflamadas palavras de ordens e de apitos e por onde passavam os educadores recebiam o apoio popular de trabalhadores, transeuntes e ocupantes de veículos, estes se solidarizavam promovendo buzinaços. O encerramento da marcha ocorreu na entrada do Centro Administrativo com os pronunciamentos de lideranças sindicais e estudantes. 
A participação das caravanas de trabalhadores em greve vindas do interior, das regionais do SINTE, além da Grande Natal foi fundamental para o sucesso da manifestação. A regional de Caicó se fez presente com uma delegação de mais de dez trabalhadores.

A greve que se estende pela sua terceira semana mantêm-se forte desde o início de sua deflagração, no final de janeiro. Recentemente, o Governo tem acenado com possibilidade de negociação. Por isso, a Direção Estadual do SINTE/RN está convocando uma Assembleia Geral da categoria para a próxima segunda-feira (dia 17) a partir das 14:00 horas, na E.E Winston Churchill, em Natal, para deliberar sobre os rumos do movimento grevista. Após a assembleia os trabalhadores grevistas sairão em caminhada até a Assembléia Legislativa. Na Regional de Caicó a Assembleia ocorrerá no dia seguinte, terça-feira (dia 18) a partir das 15:00 horas, no auditório do CDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário