Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de abril de 2014


QUEM FOI HONESTINO GUIMARÃES?

                                                                                                       
“Ainda que nos prendam,
Ainda que nos matem,
Mesmo assim voltaremos e
Seremos milhões”

(Honestino Guimarães)

Honestino Monteiro Guimarães Nasceu em Itaberaí-GO, em 28 de março de 1947 e desapareceu em 10 de outubro de 1973. Filho de seu Benedito Monteiro Guimarães e Dna Maria Rosa Leite Monteiro. Em 1960 sua família mudou-se para a recém-inaugurada Brasília, capital federal. 
Em 1964, quando houve o Golpe de Estado no Brasil, Honestino estava cursando o terceiro ano do Centro Integrado de Ensino Médio de Brasília, onde iniciou sua militância no movimento secundarista. No ano seguinte (1965) prestou vestibular para o curso de Geologia na Universidade de Brasília - UnB, passando em primeiro lugar.
Em agosto de 1967, Honestino Guimarães foi eleito para o Diretório Acadêmico de Geologia e, mesmo preso pela quarta vez, foi escolhido presidente da Federação dos Estudantes Universitários de Brasília (FEUB). Em agosto de 1968 seu pai representou-o por procuração para que ele pudesse casar-se com Isaura Botelho, militante estudantil.
Ainda em agosto de 1968, forças do exército e polícia política invadiram a UnB para cumprir mandados de prisão contra Honestino e mais sete lideranças estudantis. Honestino foi arrancado da sede da FEUB e ficou preso até novembro, sendo desligado da UnB como punição por ter liderado a revolta pela expulsão de um falso professor da universidade. Em dezembro daquele ano, três dias depois da edição do AI-5, seu pai faleceu vítima de “acidente” de carro a caminho do trabalho, em Taguatinga. No enterro, policiais ocuparam o cemitério com viaturas e Honestino, que estava escondido em Goiânia, não pôde ir ao funeral.
No início de 1969, Honestino muda-se com sua esposa, Isaura, para São Paulo passando a viver na completa clandestinidade. Em 1970 nasce a única filha do casal, Juliana. Em 1971 assume interinamente a União Nacional dos Estudantes (UNE), quando o presidente da entidade Jean Marc foi preso. No mesmo ano, no congresso da UNE realizado em 1971, na clandestinidade, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, foi eleito presidente, tendo sido um dos mais notáveis dirigentes da entidade durante o período da Ditadura Militar.
Em fins de 1971, separado de Isaura, transferiu-se para o Rio de Janeiro onde continuou vivendo clandestinamente com sua nova companheira. Honestino permaneceu coordenando atividades estudantis, desempenhando as tarefas de sua organização política e lutando contra o regime militar até que em 10 de outubro de 1973, após cinco anos de clandestinidade, aos 26 anos de idade, Honestino é preso pela última vez por militares do Centro de Informação da Marinha (CENIMAR).
Antes de sua última prisão, Honestino escreveu o seu Mandado de Segurança popular, em que dizia aos companheiros: "a minha situação é de uma vida na clandestinidade forçada... sofri vários processos, alguns já julgados. (Eles mostram) com clareza o particular ódio e a tenaz perseguição da qual sou objeto... Por diversas vezes fui ameaçado de morte".
A partir de então sua mãe, Dona Maria Rosa, inicia uma penosa e incansável procura a fim de localizá-lo, sendo autorizada a visitá-lo no Pelotão de Investigações Criminais de Brasília, no Natal de 1973, mas no dia da visita disseram a ela que ele não estava ali. Depois disso, não se soube mais do paradeiro de Honestino se tornando um desaparecido político, uma vítima da prisão, da tortura, da morte e da ocultação, uma vítima dos crimes praticados pela Ditadura Militar. Seu desaparecimento foi denunciado pelos presos políticos de São Paulo em documento datado de 1976.
Somente no dia 12 de março de 1996 teve seu óbito oficialmente reconhecido, sendo laureado pela UnB no ano seguinte com o Mérito Universitário. Em sua homenagem, a principal organização estudantil Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília passou a se chamar “Honestino Guimarães”, como também o Grêmio Estudantil do Centro de Ensino Médio Elefante Branco, onde estudou, e o centro acadêmico do curso de Geologia da Universidade Federal do Ceará.

(Pesquisa bibliográfica: Hugo Martins - Fonte:http://honestinoguimaraes.com.br; http://pt.wikipedia.org e http://unb.brwww.une.org.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário