Pesquisar este blog

sábado, 8 de março de 2014

Mulheres que atuam na educação e no movimento sindical se unem em defesa do Plebiscito por uma Constituinte exclusiva

Neste ano as mulheres que atuam na educação e no movimento sindical estão unidas em defesa do Plebiscito por uma Constituinte exclusiva e soberana para 2014. A consulta ocorrerá entre os dias 1º e 7 de setembro. A pergunta feita à população será: “Você é a favor de uma Constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político ?
“Achamos que esse é o caminho, já fizemos outros plebiscitos, como contra a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) que foi altamente vitorioso, com mais de 10 milhões de votos. Se a ALCA tivesse sido implantada, a história do Brasil seria outra”, conta Inês Almeida, coordenadora das relações de gênero do SINTE/RN.
O plebiscito é a convocação dos cidadãos e cidadãs que, através do voto, podem aprovar ou rejeitar uma questão importante para o país. O plebiscito popular é uma forma democrática de consultar a população, antes de uma lei ser promulgada.
Além do debate sobre o sistema político, as manifestações de 08 de março vão reivindicar mais creches para as mães trabalhadoras, investimentos na saúde, educação, reforma agrária, mobilidade urbana e ainda denunciar a violência contra a mulher.

Em ano eleitoral, o protagonismo das mulheres também está no foco das discussões. Apesar de ter uma mulher na Presidência da República, o Brasil ainda luta para equiparar direitos e garantir a participação feminina nas mais diversas esferas políticas. O Congresso e outras instâncias do poder ainda são majoritariamente ocupados por homens brancos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário