Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de março de 2014


Semana de intensas mobilizações

Além das intensas manifestações (reuniões, caminhadas, assembleias e articulações políticas) ocorridas na capital, Natal, e no interior do Estado, relativas à Greve Nacional dos Trabalhadores em educação, convocada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), de 17 a 19 de março, o SINTE/RN realizou na última quarta-feira (19/03) pela manhã uma importante assembleia geral da categoria, ocorrida na E. E. Winston Churchill, deliberando pelo indicativo de suspensão de greve, marcado para a próxima sexta-feira. 
Na assembleia, a categoria comemorou o envio para à Assembleia Legislativa do projeto de lei que acaba com o prejuízo financeiro para os professores que receberem promoção vertical na carreira, ou seja, que se capacitarem na formação acadêmica. Em função disso a previsão inicial era de que as aulas pudessem ser retomadas já na próxima segunda-feira, dia 24. 
Depois da Assembleia, os trabalhadores em educação, liderados pela diretoria do SINTE-RN, seguiram em passeata até a Assembleia Legislativa para pressionar pela aprovação dos projetos do Governo em caráter de urgência. Através da mediação do deputado Fernando Mineiro, as lideranças entraram em acordo para votar o projeto já na sessão da quinta-feira (20), fato que se efetivou conforme o combinado, com a aprovação dessa histórica conquista da luta obstinada dos trabalhadores em greve.
O adiamento do encerramento da greve, decisão sabiamente deliberada pela categoria, deve-se ao fato de que a categoria, que já fora tantas vezes enganada, está cautelosa com um Governo que ainda não cumpriu a determinação judicial que o obriga a repor os salários descontados ilegalmente, fato que deveria ter acontecido na última quinte-feira (20), recuperando, assim, a parcela salarial retida pelo governo, causado enormes prejuízos materiais e morais nos profissionais atingidos. 
Entretanto, na tarde de ontem (dia 20) o (Des)Governo Rosalba que já demonstrou não ter nenhum compromisso com a educação pública de nosso estado, surpreende mais uma vez hostilizando a categoria, ao entrar com recurso para não pagar os salários descontados ilegalmente contra a decisão do TJ/RN que obriga o Estado a devolver os salários ilegalmente descontados. A coordenadora geral do SINTE-RN, Fátima Cardoso, afirma que o governo está sendo irresponsável com a educação porque os que tiveram seus salários descontados estão desobrigados a repor as aulas da greve.
O Sindicato entende que o recurso do governo é uma medida apenas protelatória, movida muito mais pela arrogância do que pela esperança de mudança da decisão judicial. Porém, temos inteira confiança de que o governo será derrotado mais uma vez na justiça. De qualquer forma os 700 profissionais que foram vitimas dessa injustiça terão todo o apoio jurídico do SINTE/RN”, afirmou Fátima.
A Assessoria Jurídica do Sindicato lembrou que o recurso não exime a secretária de pagar a multa diária de mil reais a partir de amanhã (sexta-feira). Em função disso, Nova assembleia foi marcada para esta sexta-feira (dia 21) que esta neste momento ocorrendo no mesmo local, onde a categoria irá deliberar sobre os rumos do movimento grevista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário