Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

DISCUSSÕES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO EM DESTAQUE DO DIA 06-08-14

No programa Educação em Destaque do dia 06-09-2014, foram apresentados para o ouvinte os seguintes pontos:

RN tem segundo pior Ideb do país no ensino médio da rede estadual
Nos dois níveis do ensino fundamental o estado foi antepenúltimo colocado.
Ideb 2013 foi divulgado na tarde desta sexta-feira (5).
FONTE: Felipe Gibson Do G1 RN - notícia do dia 05-09-14

A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte teve o segundo pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013/2014 do país. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com uma nota de 2,7, o ensino médio das escolas do RN ficou empatado com Mato Grosso e Pará, e só ficou acima de Alagoas (2,6) no ranking nacional. A posição permaneceu a mesma do ano passado. O estado ficou 0,5 abaixo da nota projetada 2013, que apontava o RN com um índice de 3,2.
O mau desempenho se repetiu nos anos finais do ensino fundamental. A nota da rede estadual de ensino potiguar aumentou de 2,9 para 3,1, mas ficou empatada antepenúltimo lugar com a Bahia. O resultado só foi superior ao das escolas de Alagoas e Sergipe (2,7), e Pará e Paraíba, com nota 3,0. A projeção era de nota 3,4.

Nos anos iniciais do ensino fundamental o Rio Grande do Norte (3,9) só foi melhor do que Amapá (3,8) e Pará (3,6). O índice cresceu 0,2 em relação ao Ideb de 2011. A meta projetada para 2013 era 3,6.

A Secretaria Estadual de Educação (SEEC) fez ressalvas ao resultado. De acordo com a SEEC, a avaliação é amostral e só selecionou 50 das 290 escolas da rede estadual de ensino com ensino médio. A secretaria conta que as instituições, selecionadas aleatoriamente, possuíam fragilidades e que um resultado ruim já era esperado. A SEEC acrescenta que não quer justificar o mau desempenho nem criticar a pesquisa.

Rede privada
Os resultados ruins se estenderam à rede privada do Rio Grande do Norte. No ensino médio a nota de 4,8 foi a pior do país ao lado do Rio de Janeiro, Sergipe e Maranhão para uma projeção de 5,6.
Nos anos finais do ensino fundamental a nota de 5,6 deixou o RN na frente de Sergipe, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraíba, Maranhão, Amapá, Pará e Rondônia. O resultado melhorou mas ainda ficou abaixo da nota projetada de 5,8.

Já nos anos iniciais do ensino fundamental, as escolas privadas potiguares só ficaram a frente das instituições dos estados do Maranhão e Paraíba.

Ideb
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Inep e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.

Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

MAS PARA ISSO PRECISAMOS DE ESCOLAS:
1.     Em condições de funcionamento;
2.     Estrutura adequada – instalações hidráulicas, elétricas, acesso a internet, etc;
3.     Segurança – para os trabalhadores(as), estudantes e comunidade;
4.     Equipe pedagógica completa – funcionários, professores e especialistas;
5.     Qualificação e capacitação;
6.     Com funcionários satisfeitos e vocacionados para a atividade laboral na Escola;
7.     Projetos voltados para o desenvolvimento educacional como um todo e não para escolas modelos e paliativos para aquisição de recursos oriundos do Governo Federal;
8.     Concessão de licenças prêmios e capacitação para os servidores que a requererem. 
Anteriormente a esse tema, o professor Ronaldo Carlos da Escola Estadual Antônio Aladim em Caicó, fez denúncia pelo mal tratamento destinado pela COSERN à Direção da referida Escola, quando foram entregar ofício solicitando a elevação da carga elétrica, que havia passado para 80W e a COSERN fez a redução para 40W, carga de quando foi construída a Escola em 1978. Dessa forma, está comprometido todo o funcionamento da Escola. Então, amigos no dia 7 de setembro, às Escolas foram as rua para o desfile cívico, mas na verdade estamos comemorando o quê?


DÚVIDAS DOS SERVIDORES SOBRE QUESTÕES FUNCIONAIS

APOSENTADORIAS
1-     Quem pode dar entrada na aposentadoria?
2-     O que o servidor tem que fazer para dar entrada na aposentadoria?
3-  É interessante que o servidor faça uma verificação da sua vida funcional para da entrada na sua aposentadoria? Por quê?
4-     Depois que o servidor der entrada na sua aposentadoria, ele tem que fazer o quê?
5-     Ele tem o direito de ir para casa e esperar a publicação da aposentadoria?
6-     Se estiver demorando, como o servidor deve proceder?
7-     Após a publicação da aposentadoria que procedimento o servidor tem de tomar?

ABONO DE PERMANÊNCIA
1-     Dr. Winston com a LC n. 305/08 Lei do IPERN, o Estado regulamentou o dispositivo do abono de permanência, o que é isso?
2-     Quem faz jus a esse benefício?
3-     Onde dá entrada?
4-     Se o estado não retirou ou pagou o retroativo desse benefício, como deve o mesmo proceder?

LICENÇA PRÊMIO
1-     Quando é que o servidor faz jus a esse benefício?
2-     Onde deve requer?
3-     O servidor deve requerer administrativamente esse benefício e por quê?

4-     Quem está aposentado, requereu todas as suas licenças e nenhuma foi concedida, o que deve ele fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário