Pesquisar este blog

domingo, 28 de setembro de 2014

RACISMO NO FUTEBOL

STJD mantém Grêmio fora da Copa do Brasil
O tribunal não excluiu sumariamente o clube do torneio, mas retirou seus pontos e a chance de uma segunda partida.



Por Tauan Ambrosio (@ambrosiotauan)

Em julgamento realizado na manhã desta sexta-feira, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) sentenciou que o Grêmio está eliminado da Copa do Brasil. O clube gaúcho havia sido excluído da competição após o caso de racismo envolvendo o goleiro Aranha, no jogo de ida das oitavas de final contra o Santos. O Tricolor havia pedido a reversão do veredicto, e a decisão mudou.

Os auditores optaram por tirar três pontos do time comandado por Luiz Felipe Scolari. Foram seis votos contra um. Como o Grêmio foi derrotado em casa por 2 a 0 contra o Santos, o clube não teria chances de se classificar para as quartas de final do torneio. O STJD também definiu, por quatro votos a três, que não haverá a necessidade de uma segunda partida.

“A Procuradoria espera o mesmo tratamento. Se foi contra o Esportivo, que é um clube mais tímido, tem de ser contra o Grêmio. Quando o clube teve a oportunidade do reencontro, vaiou o goleiro”, disse o procurador do STJD, Paulo Schmitt.

Advogado de defesa do Grêmio, Gabriel Vieira lembrou que o clube combate a violência há anos e não escondeu sua preocupação com a mancha que pode cair sobre a instituição: “O Grêmio vem trabalhando a fundo o combate ao preconceito há quase 10 anos. O Grêmio agiu antes, 10 anos antes. Agiu no curso, com mensagens que passam nos telões. E agiu depois. Não sei o que será do Grêmio se sairmos daqui com a pecha de clube racista”.

(Fonte: http://www.goal.com/br/news26/09/2014)


Nenhum comentário:

Postar um comentário