Pesquisar este blog

domingo, 25 de julho de 2010

Alterações na Lei Pelé aumentam responsabilidade de clubes pela educação de seus atletas

Projeto foi aprovado no Senado no início de julho e volta à Câmara para votação; em São Paulo, legislação é mais rígida, e prevê punições a clubes que não garantirem os direitos educacionais dos jogadores adolescentes.
O Senado aprovou no início do mês um projeto de lei que pode aumentar a responsabilidade dos clubes pela formação escolar de seus jogadores. O PL 5.186/2005, que altera a Lei Pelé (nº 9.615, de 1998), estabelece critérios para a certificação dos chamados “clubes formadores”, como por exemplo a exigência de propiciar-lhes a matrícula, frequência e satisfatório aproveitamento escolar. Como foi alterado no Senado, o projeto volta à Câmara para nova votação.
Pelo texto aprovado pelos senadores, as entidades responsáveis pela formação do atleta que cumprirem as exigências vão receber 5% do valor pago pela transferência nacional do atleta formado por elas: 1% para cada ano de formação, dos 14 aos 16 anos, e meio por cento para cada ano de formação dos 18 e 19 anos.
O texto, no entanto, não cria regras mais rígidas para punição dos clubes que violarem os direitos educacionais das crianças e adolescentes atletas, a exemplo do que acontece atualmente no Estado de São Paulo, que possui uma legislação específica (leia mais aqui).

Leia a íntegra do texto no Portal do Observatório da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário