Pesquisar este blog

sábado, 20 de dezembro de 2014

América Latina


Obama prevê novas ações executivas para melhorar relação com Cuba

Novas medidas executivas vinculadas a melhorar as relações entre Cuba e Estados Unidos serão emitidas no próximo mês pelo presidente estadunidense, Barack Obama, indicaram funcionários da Casa Branca citados pelo The New York Times.


Segundo essas fontes, as medidas terão como propósito aliviar a pressão do bloqueio econômico imposto à ilha desde 1962.
Esses funcionários do governo confirmaram que o presidente utilizará seu poder executivo para suspender as restrições às viagens de cidadãos estadunidenses a Cuba, bem como a melhoria do comércio e as atividades financeiras, acrescenta o The New York Times.
As ações de Obama para Cuba serão apenas o começo do que alguns membros da equipe da Casa Branca e especialistas em política exterior descrevem como um amplo conjunto de mudanças, que o presidente pode fazer por sua conta para restabelecer os laços comerciais e diplomáticos com Havana.
O Times destaca também que o Departamento do Tesouro emitirá uma série de regulamentações para facilitar as exportações agrícolas e estabelecer relações bancárias.
O Departamento de Comércio também dará passos para que empresas dos Estados Unidos possam exportar equipamentos de construção e telecomunicações, entre outros investimentos.
O The New York Times confirmou também que o Departamento de Estado começou uma revisão que poderia levar à eliminação de Cuba da lista de Estados patrocinadores do terrorismo, retirando um obstáculo importante para que Havana possa acessar serviços comerciais e bancários em todo o mundo.
A secretária de Estado adjunta para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta S. Jacobson, liderará uma equipe de funcionários estadunidenses que visitarão Havana próximo ao final de janeiro, para discutir a restauração das relações diplomáticas, bem como questões vinculadas aos acordos migratórios de 1995.
Por sua vez, funcionários do Departamento do Tesouro e do Departamento de Comércio estão se movendo rapidamente para derrubar os obstáculos regulamentares que limitam a capacidade dos cidadãos estadunidenses a viajar e realizar transações financeiras em Cuba.
O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro eliminará uma medida que requer que os estadunidenses elegíveis para viajar a Cuba devam receber uma permissão especial do Governo que justifique as visitas familiares, programas profissionais, religiosos ou culturais e projetos humanitários.
Outra das medidas estará nas mãos do Departamento do Tesouro, que aumentou o montante das remessas trimestrais que podem ser enviadas aos cubanos, de 500 a 2 mil dólares.
Muitas destas medidas adotadas pelo presidente Barack Obama constituem um claro desafio a seus opositores no Congresso estadunidense sobre o tema cubano.


Fonte: Prensa Latina

(Fonte pesquisada: https://www.blogger.com19 de dezembro de 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário