Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

FORMAÇÃO


Trabalhadores/as em educação participam do “14° Congresso Estadual do SINTE/RN


Ocorreu no período de 27 a 29 de novembro, último, o 14° Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, que teve como tema: “PNE (Plano Nacional de Educação) Desafios e Perspectivas na Sua Implementação”. O evento foi realizado no Mardunas Centro de Eventos, em Nísia Floresta, contando com a participação de trabalhadores(as) da educação pública do RN, lideranças e dirigentes sindicais locais, políticos ligados à luta da educação no Estado, dirigentes nacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), da CUT e demais centrais sindicais (CSC, Conlutas e CTB).
Ao todo mais de 500 delegados se inscreveram para o Evento. Desses 80% oriundos do interior do Estado. Para garantir todas as condições para a realização do evento, a direção do SINTE/RN disponibilizou serviços de organização e uma infraestrutura apropriada ao pleno desenvolvimento do evento, como transporte, hospedagem, sala de auditório apropriado, refeitório e eventos recreativos. A Regional de Caicó marcou presença com o envio de uma caravana composta por companheiro/as, dentre eles o prof. Roberto Sérgio, Coordenador Geral da Regional de Caicó do SINTE.  
A Conferência sobre Conjuntura Internacional, Nacional e Estadual da educação pública abriu o Congresso. Nela, participaram Carlos Abicalil, Presidente da CSI, Jandira Uehara, Diretora Executiva da CUT/Brasil e o Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT/RN). Em seguida, o regimento do evento foi discutido, emendado e aprovado. Um jantar encerrou as atividades do primeiro dia.
Na sexta-feira (27), pela manhã, foi realizada a Mesa Temática I: “Desafios da Formação e Valorização Profissional dos Trabalhadores em Educação”, ministrada pelo Presidente da CNTE, Roberto de Leão.
A segunda Mesa Temática abordou o Financiamento da Educação no PNE e a construção do Sistema Nacional de Educação e foi proferida por Joel de Almeida Santos, Secretário de Imprensa e Divulgação da CNTE, em seguida houve uma parada para o almoço e no início da tarde as atividades do congresso foram retomadas com Grupos de Trabalhos sobre conjuntura educacional, política sindical, educacional e plano de lutas. À noite foi servido um jantar e atividade de lazer coletivo.
No sábado, pela manhã teve início a Plenária Final do Congresso, ocasião em que foram discutidos e aprovados os relatórios dos grupos de estudos do documento base. Ao final do encerramento do Congresso foi servido um almoço entre os participantes.
Uma mudança polêmica relativa à organização e participação nas assembleias do sindicato, aprovada no congresso, diz respeito ao exercício democrático do direito às inscrições às falas nas assembleias na qual os oradores cederão a vez, por duas assembleias consecutivas, a quem não teve oportunidade de falar, sendo que espirando-se esse prazo eles poderão se inscrever outra novamente.
O coordenador geral da Regional de Caicó do SINTE/RN, Roberto Sérgio, ao contrário da avaliação positiva da direção estadual, analisa com cautela a aprovação dessa medida, afirmando que “apesar de teoricamente contribuir para incentivar a participação de pessoas novas nas assembleias, por conseguinte, diminuirá a participação daqueles/as lideranças que têm contribuído com valorosas intervenções para o avanço da luta.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário