Pesquisar este blog

domingo, 29 de março de 2015

SAUDAÇÕES AOS QUE TÊM CORAGEM

VITÓRIA DA RESISTÊNCIA POPULAR DOS ARTISTAS SERIDOENSES

Por Hugo Martins de Souza

Um acontecimento importante marcou a política caicoense neste final de semana. Trata-se da publicação, em Diário Oficial do Estado, na edição da quinta-feira (dia 26), da nomeação de Alexandre Freire Muniz ao cargo de Subcoordenador do Centro Cultural Adjunto Dias, ligado à Fundação José Augusto.

À primeira vista parece um fato normal, rotineiro e comum, em se tratando de nomeação de cargos num Governo que inicia, não fossem as circunstâncias, o contexto e o significado político desta nomeação especifica.

relevância desse fato reside na nomeação inédita de um companheiro militante dos movimentos sociais, especificamente do “Movimento Artistas na Gestão Cultural”, para dirigir o Centro Cultural após intenso processo de luta popular dos artistas caicoenses.

Vale salientar que a luta em defesa de uma gestão democrática, popular, participativa e representativa de órgãos relacionados à cultura (especificamente no Centro Cultural Adjunto Dias, em Caicó) se constitui uma reivindicação antiga dos artistas caicoenses, seridoenses, potiguares e brasileiros. 

Em Caicó, o “Movimento Artistas na Gestão Cultural intensificou-se sua luta a partir de meados de fevereiro último, por ocasião da realização do carnaval/2015, estendendo-se ao longo do mês de seguinte, dado à eminente possibilidade de continuidade, por parte do Governo do Estado, da política de nomeação dirigentes sem nenhum respaldo, identidade ou compromisso com a cultura popular.


Logo as bandeiras de luta e reivindicações dos artistas caicoenses se propagara pelas redes sociais (blogs, Facebook, Whatsapp, Twitter, entre outros) e mídia local (rádios),  conquistando o apoio popular e a adesão dos movimentos sociais, mobilizando em torno do movimento artistas populares, jovens e ativistas nas manifestações públicas que se sucederam ao longo de fevereiro e março de 2015.

Adicionar legenda
O primeiro ato público promovido pelo Movimento “Artistas na Gestão Cultural” ocorrera na terça-feira de carnaval (dia 17), em Caicó, após a publicação de um documento intitulado "Manifesto em Defesa do Centro Cultural Adjunto Dias" elaborado pelo “Movimento Artistas na Gestão Cultural. Neste, os manifestantes sairam às ruas dentro do Bloco do Magão, com alegorias carnavalescas e charangas, conduzindo faixas e cartazes com as bandeiras de luta principais do movimento.

Tratara-se de um movimento pacifico objetivando chamar a atenção da sociedade local à questão da valorização da cultura popular e sensibilizar o Governo do Estado diante da reivindicação dos artistas caicoenses pleiteando a gestão do Centro Cultural Adjunto Dias

Acerca dessa manifestação, o Professor Lourival Andrade Júnior, integrante do movimento, em sua página do Facebook, publica:

Em pleno Carnaval de Caicó, artistas discutem as políticas públicas de cultura na cidade. Unidos somos mais!!! Viva a Cultura! Viva a arte! Viva o movimento cultural de Caicó!!!


Após o carnaval o movimento caicoense de resistência popular em defesa da cultura popular intensifica-se, com destaque para a reunião, convocada pelo “Movimento Artistas na Gestão Cultural”, que reuniu, na noite do dia 24 de fevereiro último, no Círculo Operário de Caicó, 22 entidades da sociedade civil organizada, além de artistas e amantes da arte.  

Nesta reunião foram traçados os rumos do movimento, sendo aprovado a realização de uma grande manifestação marcada para o dia 26 de fevereiro.

A manifestação dos artistas caicoenses do dia 26 de fevereiro foi um sucesso total, com grande repercussão nas redes sociais e no seio popular, sendo marcada pela ousadia, irreverência, e determinação por parte dos manifestantes, saindo da Casa em caminhada pelas ruas principais do centro da cidade e do bairro Paraíba com destino ao Centro Cultural. 

Com carro de som, faixas, cartazes e embalados por uma animada charanga os manifestantes marcharam com alegria, em ritmo do frevo, entoando palavras de ordem em defesa da cultura popular, naquela histórica manifestação dos artistas do dia 26 de fevereiro, em Caicó.  
 
Defronte ao Centro Cultural Adjunto Dias, em Caicó, os manifestantes protagonizaram a lavagem simbólica da calçada do edifício, sucedido pelo emocionante abraço coletivo ao prédio do anfiteatro, encerrando com um self (fotografia) oficial da manifestação do 26 de fevereiro, numa demonstração da força, coragem, e ousadia do movimento. 



A partir de então, motivados pelo sucesso das manifestações realizadas o “Movimento Artistas na Gestão Cultural” realiza reuniões, elabora documentos (abaixo-assinados), publiciza ao máximo suas bandeiras de luta nas redes sociais, e realiza outra animada manifestação no dia 07 de março, no calor escaldante daquele sábado de feira-livre, no centro da sertaneja cidade do Caicó. 


Dessa maneira, a nomeação do companheiro Alexandre Muniz ao cargo de Diretor Adjunto do Centro Cultural Adjunto Dias se reveste de grande importância e significado para os movimentos sociais, simbolizando um marco importante para a cultura popular caicoense, seridoense, norte-riograndense e, por que não dizer, brasileira. 


A conquista histórica dos artistas caicoenses se constitui uma derrota da política conservadora antipopular tradicional, de espoliação da máquina do estado caracterizada pela catalização sistemática de cargos públicos pelas oligarquias locais.

Se constitui ainda um marco importante da luta dos movimentos sociais, uma vitória inédita dos artistas caicoenses/seridoenses e dos movimentos sociais organizados, consubstanciada na indicação de um representante legítimo dos artistas seridoenses.
 
Saudamos aos heróis e heroínas da resistência - artistas, populares, entidades e pessoas anônimas - que somaram-se à luta aderindo à causa popular, não arredando o pé até a consumação definitiva da vitória

Parabenizamos ao “Movimento Artistas na Gestão Cultural” e coletivamente a todos/as os/as artistas potiguares por esta primeira vitória, dentre tantas que ainda virão pela frente! 

Parabenizamos, à nova gestão recém empossada  do Centro Cultural Adjunto Dias, e desejamos sucesso na missão de garantir a efetiva participação popular nos projetos, produções e eventos culturais que ali serão desenvolvidos, a fim de que a vitória conquistada converta-se no efetivo resgate da cultura popular seridoense.


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário