Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de julho de 2014

“Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”


“Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”

(Por Hugo Martins de Souza)

Eis aí a mensagem de superação e otimismo da presidenta Dilma Rousseff, publicada em sua conta no Twitter da terça-feira (dia 8), após o resultado do último jogo da Seleção brasileira, citando o samba de Paulo Vanzolini eternizado na voz de Beth Carvalho.

Analisando o inesperado desempenho da Seleção Brasileira na partida de futebol na tarde de ontem (8) na partida de futebol contra a Alemanha, observamos que a derrota da Seleção deve-se muito mais à ingerência e aos desmandos da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e, consequentemente, à tática adotada pelo treinador Felipão, que a qualquer outra coisa. 
Certamente, a agressão criminosa contra o Neymar Jr na partida contra a Colômbia (na sexta-feira, 4), que o afastou definitivamente do torneio, tem lá sua parcela de contribuição (pouco provável) no vergonhoso resultado de 7 a 1. Mas, não fora o próprio Felipão que estruturara taticamente a Seleção em torno de um homem só, o Neymar? Este sim fora um erro gravíssimo! Porém, sabemos, a participação do Neymar por si só não evitaria a derrota, conforme admitiu o próprio treinador técnico Felipão, na coletiva à imprensa.
Quanto à questão, absurda, da implicação política do fracasso da participação desastrosa da Seleção brasileira na Copa do Mundo, prejudicando por tabela o governo Dilma, esta se constitui uma afirmação absurda e irresponsável, desprovida de qualquer fundamentação ou veracidade. Até porque, como sabemos, a copa tem sido um sucesso absoluto: todos os estádios (arenas) foram construídos; não houve transtornos maiores nos transportes, como fora anunciado pela imprensa golpista conservadora; nem apagões; os aeroportos foram ampliados e modernizados, funcionando normalmente; grande parte das obras estruturantes de mobilização urbana foram concluídas a tempo; não se confirmou a “profecia” da explosão da violência durante a Copa, ao contrário a segurança foi ampliada e garantida nas Cidades-Sedes dos jogos; a receptividade do povo brasileiro aos visitantes (delegações) estrangeiros foram as melhores possíveis e, finalmente, o país demonstrou-se plenamente preparado para a realização deste evento internacional.
Quanto às previsões pessimistas, em tom de ameaças, apregoando "não vai ter Copa no Brasil", estas desceram pelo ralo. Por quê? Pelo simples fato de se tratar de prognósticos alarmistas, fantasiosos, inverídicos e mentirosos. Por tudo isso, e muito mais, pelos avanços sociais populares obtidos nos últimos dez anos, a reputação positiva e a confiança do povo brasileiro no governo Dilma permanecerá inabalada, sem nenhum arranhão, revigorada e fortalecida. A Copa do Mundo no Brasil, temos que admitir, tem sido um sucesso inquestionável!
Seja qual for o resultado da Copa e, como diz o samba, e adverte a Presidenta, é preciso Levar, sacudir a poeira e dá a volta por cima, pois um fato inquestionável permanece inabalável: o Brasil é e continuará reinando como o único pentacampeão do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário